Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 15,0 TP , Cód. 92991.
Docente(s)
- Sónia Marisa Pedroso Gonçalves Bogas (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Explicar o papel do gestor enquanto gestor de pessoas;
Explicar a importância estratégica das pessoas enquanto vantagem competitiva;
Identificar e descrever as estruturas organizacionais;
Identificar e descrever a cultura organizacional;
Identificar as variáveis intervenientes no comportamento humanos;
Identificar as aplicações da gestão de comportamento individual e de equipas de trabalho nas organizações;
Identificar e caracterizar processos psicossociais em contextos organizacionais: gestão de equipas, liderança, gestão do stress e trocas sociais.
Programa
I Organizações
1.1. Natureza, âmbito e objetivos do CO
1.2. Teorias das organizações
1.3. Estruturas organizacionais
1.4. Cultura organizacional
II - Indivíduos nas Organizações
2.1. Características e Aptidões Individuais: processos cognitivos, processos emocionais e comportamentos
2.2. Motivação
2.3. Atitudes no trabalho
2.4. Stress e bem-estar no trabalho
III - Grupos nas Organizações
3.1. Tipos e características dos grupos
3.2. Equipas de trabalho e trabalho em equipa
3.3. Trocas sociais
3.4. Liderança
3.5. Relacionamento interpessoal e conflitos
Metodologia de avaliação
A avaliação contínua será constituída por uma prova escrita (50%) e um trabalho de individual com apresentação em aula (50%).
Avaliação Final: Exames escritos (ver calendário).
Bibliografia
- , . e Pina e Cunha, M. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: Editora RH
- Arnold, J. e Randall, R. (2010). Work Psychology: Understanding human behaviour in the workplace. London: Prentice Hall
- Carvalho Ferreira, J. e Neves, J. e Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Escolar Editora
- Gonçalves, S. (2014). Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e Práticas. Lisboa: Lidel
Método de Ensino
Os conteúdos teóricos serão abordados com recursos a métodos expositivos. A componente prática envolverá a análise de estudos de casos e exercícios.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.