Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4406/2017 - 22/05/2017
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 92953.
Docente(s)
- Jorge Manuel Marques Simões (2)
- Gonçalo Nuno Rodrigues Brás (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Em sentido estrito, pretende¬-se que no final da UC os alunos estejam capacitados num conjunto de matérias específicas:
- Clarificar o conceito de Estratégia e Processo Estratégico.
- Percecionar o conceito de organização, quais as suas valências e tendências atuais de gestão.
- Tomar contacto com a evolução dos modelos e práticas da implementação estratégica.
- Identificar os principais modelos de análise e formulação da estratégia, bem como induzir a compreensão da formação da estratégia.
- Rever a Teoria das Organizações, de modo a habilitar um estudo sobre o Processo Estratégico nos diferentes contextos organizacionais.
- Conhecer a estrutura das organizações, designadamente os seus mecanismos de coordenação e as suas diferentes tipologias.
- Relacionar a estratégia com um conjunto vasto de contingências atuais que se colocam às organizações.
Programa
I - ESTRATÉGIA: CONCEITO E PROCESSO
1. Definições válidas.
2. Decisão, Escolhas e Processo Estratégicos.
3. A intenção estratégica.
II - ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1. Análise SWOT.
2. Análise Competitiva; Escola do Posicionamento.
3. Estratégias genéricas.
4. Grupos Estratégicos.
5. A cadeia de valor.
6. A Estratégia baseada nos Recursos.
7. Competências Nucleares.
III - A FORMAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1. O Planeamento Estratégico formal.
2. Interação entre Formulação e Execução.
3. Moldar a Estratégia.
IV - ESTRATÉGIA E CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS
1. Estratégia e contexto empreendedor (START-UP).
2. Estratégia e contexto maduro.
3. Estratégia e contexto diversificado.
4. Estratégia e contexto inovador.
5. Estratégia e contexto internacional: A Internacionalização e a Gestão de Empresas Multinacionais.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: componente prática (50% 'case studies' e análise de artigos científicos) e componente teórica C/ teste (50%).
Avaliação por exame:
Prova individual escrita com uma componente teórica (75%) e com uma componente prática (25%)
Bibliografia
- Lampel, J. e Ghoshal, S. e Quinn, J. e Mintzberg, H. (2013). The Strategy Process: Concepts, Contexts, Cases. London: UK: Pearson Education
- Santos, A. (2008). Gestão Estratégica Conceitos, modelos e ferramentas. Lisboa: Escolar Editora
- Serra, F. (2010). Gestão Estratégica Conceitos e prática. Lisboa: Lidel
- Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora
Método de Ensino
O método de ensino é essencialmente construtivista. Haverá uma parte expositiva, mas o professor funcionará essencialmente como elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem: programando, orientando, organizando e proporcionando recursos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.