Publicação em Diário da República: Despacho n.º 14908/2014
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 22,50 T + 22,50 TP + 3,50 OT , Cód. 37469.
Docente(s)
- António Jorge Martins de Araújo Gomes (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Aquisição de conhecimentos sobre os fundamentos da função produção em empresas.
Os alunos deverão ficar dotados de capacidades básicas para analisar de forma crítica o desempenho e as práticas operacionais de um fluxo produtivo.
Programa
1. GESTÃO DE PRODUÇÃO (CONCEITOS)
2. TIPOLOGIA DA PRODUÇÃO
3. PREVISÃO DA PROCURA
3.1. Tipos de métodos de previsão
3.2. Medidas de erro
4. DECISÕES ESTRATÉGICAS
4.1. Fatores que influenciam a localização
4.2. Modelos de avaliação de localização
4.3. Definição e tipo de Layout?s
4.4. Fluxos materiais / informação
4.5. Fatores que influenciam a definição do Layout
4.6. Balanceamento em linha
5. PLANEAMENTO AGREGADO
5.1. Caraterísticas e objetivos
5.2. Tipos de planeamento (PDP)
5.3. Levelling; BTO BTF;BTI ? OTB; OTF; OTI
5.4. Stocks
5.5. Sistema de Kanban
5.6. Push vs Pull ? Aplicações práticas
5.7. MRP I; MRP II
5.8. Gestão de materiais
5.9. Programação e controlo de projectos
5.10. Rede de Pert, CPM e Gantt
5.11. Requisitos de redes
6. GESTÃO AVANÇADA DA PRODUÇÃO
6.1. LEAN manufacturing
6.2. 8 desperdícios na Produção
6.3. 5?S ; SMED; JIT
6.4. Std work ? Tempos e métodos da teoria à prática
6.5. Melhorias continuas
6.6. KPI
Metodologia de avaliação
- Avaliação contínua: realização de testes parciais (40%) e trabalhos práticos de grupo e individuais (60%).
ou
- Avaliação sumativa: realização de um exame final (40%) e trabalhos práticos de grupo e individuais (60%).
Bibliografia
- Chase, R. e Aquilano, N. e Jacobs, F. (2005). PRODUCTION AND OPERATIONS MANAGEMENT FOR COMPETITIVE ADVANTAGE. Boston: Irwin / McGraw-Hill
- Courtois, A. e Pillet, M. e Martin, C. (1997). GESTÃO DA PRODUÇÃO. Lisboa: LIDEL
- Heizer, J. e Render, B. (2006). OPERATIONS MANAGEMENT. New Jersey: Pearson/Prentice Hall
- Stevenson, W. (2006). PRODUCTION/OPERATIONS MANAGEMENT. Boston: Irwin/McGraw-Hill
Método de Ensino
A lecionação será efetuada através de aulas de carácter teórico-prático. O aluno será introduzido a cada tema através da exposição de cada tópico, seguidas de exemplos práticos para consolidação dos conceitos e resolução de exercícios.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável