6 ECTS; 2º Ano, Anual, 52,0 S + 8,0 OT , Cód. 301911.
Docente(s)
- Olinda Maria dos Santos Sequeira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Desenvolver a capacidade de aplicação do processo de gestão estratégica.
Compreender a relevância do empreendedorismo como um processo de criação de valor. Compreender a importância da inovação no seio das organizações. Capacidade para elaborar, analisar e executar projectos.
Programa
1. A gestão estratégica; 2. Empreendedorismo e a criação de uma empresa; 3. Plano
Financeiro; 4. Criação de um plano de negócio.
Metodologia de avaliação
A avaliação do aluno será baseada nos seguintes elementos:
Elaboração escrita de um plano de negócios de uma empresa (60% da nota ? avaliação conjunta)
O trabalho é sujeito a apresentação e discussão (40% da nota ? avaliação individual).
A no
Bibliografia
- Freire, A. (2008). Estratégia - Sucesso em Portugal. Lisboa: Editorial Verbo
- Kaplan, .. e Norton, R. (2006). Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action. Boston: Harvard Business School Press
- Mariotti, S. (2007). Entrepreneurship - Starting and operating a small business. New Jersey: Pearson Prentice Hall
- Neves, C. (2007). Análise financeira: técnicas fundamentais. Lisboa: Texto Editores
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com resolução de casos.
Software utilizado nas aulas
Word e Excel