Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016
3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 S + 2,0 OT , Cód. 338046.
Docente(s)
- Fernando Sanchez Salvador (2)
- António João de Carvalho da Cruz (2)
- Fernando Manuel Conceição Costa (2)
- Fernando dos Santos Antunes (2)
- Carla Maria P. Calado Rodrigues do Rego (2)
- Ricardo Pereira Triães (2)
- Leonor da Costa Pereira Loureiro (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
a) Compreender as relações complexas que se estabelecem entre os conservadores e a sociedade
b) Compreender as relações entre a C&R e as outras áreas do conhecimento
c) Reconhecer a C&R como uma área em evolução
d) Reconhecer a importância da investigação em C&R
Programa
Seminários leccionados pelos diversos docentes do curso, especialmente conservadores-restauradores, e convidados, onde são abordados e discutidos problemas que actualmente se colocam à C&R, nomeadamente os seguintes: a imagem pública da C&R, a relação dos conservadores-restauradores com os proprietários das obras e o mercado, as relações da C&R com a museologia e o turismo, a intervenção de C&R em contexto académico e em contexto de obra, os desafios profissionais, a C&R da arte efémera ou os problemas do património integrado.
Metodologia de avaliação
Aulas de presença obrigatória.
A avaliação realiza-se nas épocas de avaliação final através de trabalho escrito sobre um dos temas abordados e sua apresentação oral e discussão.
Bibliografia
- Richmond, A. e Bracker, A. (2009). Conservation. Principles, Dilemmas and Uncomfortable Truths. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Schädler-Saub, U. e Weyer, A. (2010). Theory and Practice in the Conservation of Modern and Contemporary Art: Reflections on the Roots and the Perspectives. London: Archetype Publications
- Vadi, V. e Schneider, H. (2014). Art, Cultural Heritage and the Market. Ethical and Legal Issues. Berlin: Springer
- Williams, E. (2014). The Public Face of Conservation. London: Archetype Publications
Método de Ensino
Seminários com apresentação dos temas pelos docentes ou convidados e sua discussão com os alunos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável