Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 3380410.
Docente(s)
- Maria João Cassis Valadas Revez (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
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Objetivos
Esta UC tem como principal objectivo dotar os alunos de uma fundamentação teórica e de uma base metodológica que lhes permita, por um lado, estabelecer um protocolo de intervenção actualizado e eficaz, independentemente da sua área de especialização e, por outro, dialogar de forma sustentada e inclusiva com os cada vez mais diversos intervenientes na tomada de decisão sobre o património.
a) A par da sensibilidade e capacidade de execução técnica que se pretende que sejam apuradas neste 2.º ciclo de estudos, nesta UC o aluno poderá exercitar e desenvolver a sua capacidade de reflexão e análise crítica, bem como a capacidade de argumentação e comunicação;
b) Promover a capacidade de articular a Conservação com outras áreas fulcrais para o seu entendimento mais profundo, desde as Ciências Aplicadas, à História e História da Arte, Sociologia, Antropologia e Economia;
c) Definir o papel da conservação e do conservador-restaurador na sociedade actual; apresentar tendências e formas de pensar a conservação; perceber os desafios que a sociedade actual coloca à conservação e restauro;
d) Suscitar o debate através da apresentação de situações desafiantes no âmbito da preservação do património, que exigem pensar além do estabelecido e não respondem a paradigmas clássicos;
e) ser capaz de tomar decisões em Conservação teoricamente fundamentadas e compreender o papel e responsabilidade do conservador-restaurador na sociedade actual.
Programa
1. Conceitos fundamentais do pensamento contemporâneo em Conservação
1.1. O é a Conservação hoje? Existe uma teoria contemporânea da conservação? O que se conserva?
1.2. Definição de Conservação e Conceitos-chave: significância/valores; autenticidade; integridade.
1.3. Sistemas axiológicos em património: Riegl; Burra; GCI; Applebaum; Significance 2.0; J. A.-Smith.
1.4. Como se conserva? Princípios éticos actuais: compatibilidade (não-nocividade + durabilidade); intervenção mínima; reversibilidade - retratabilidade - removabilidade; discernibilidade; sustentabilidade; interdisciplinaridade; intersubjectividade.
1.5. Âmbito e aplicabilidade dos princípios éticos; a ética adaptativa de S. Muñoz Viñas.
2. Metodologias de apoio à tomada de decisão/planeamento de intervenções de CR
2.1. Património móvel e integrado - B. Applebaum e a Metodologia de Tratamentos de Conservação;
2.2. Património móvel e colecções - Significance 2.0;
2.3. Património construído - A metodologia da Carta de Burra e do Plano de Conservação de J.S. Kerr;
2.4. Património construído e arqueológico - Martha Demas/Getty Conservation Institute; Historic England;
2.5. Arte contemporânea - Modelo SBMK/ICN;
2.6. Património etnográfico - M. Clavir; F. Matero; & J. Janowski;
2.7. Património vivo - ICCROM e I. Poulious.
3. Tendências e preocupações actuais da Teoria da Conservação
3.1. as comunidades patrimoniais;
3.2. património e direitos humanos;
3.3. o turismo cultural e as suas consequências na conservação;
3.4. património e sustentabilidade.
Metodologia de avaliação
Aulas teórico-práticas de presença obrigatória.
A avaliação consta de participação nas aulas (20%) + trabalho de investigação escrito (60%) com apresentação oral (20%) durante a época de exames.
Bibliografia
- Appelbaum, B. (2007). Conservation Treatment Methodology. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Heritage, E. (0). Conservation principles, Policies and Guidance. Acedido em 2 de fevereiro de 2017 em https://content.historicengland.org.uk/images-books/publications/conservation-principles-sustainable-management-historic-environment/conservationprinciplespoliciesguidanceapr08web.pdf/
- ICOMOS, A. (0). The Burra Charter: The Australia ICOMOS Charter for Places of Cultural Significance (including Practice Notes)). Acedido em 2 de janeiro de 2017 em http://australia.icomos.org/wp-content/uploads/The-Burra-Charter-2013-Adopted-31.10.2013.pdf
- Muñoz Viñas, S. (2005). Contemporary Theory of Conservation. Londres: Routledge
Método de Ensino
Aulas T e TP com exposição e exemplificação dos conteúdos programáticos, recorrendo a casos concretos e debates que facilitem a assimilação dos conteúdos. Apresentação de casos práticos pelos alunos que reflictam as problemáticas abordadas.
Software utilizado nas aulas
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