Publicação em Diário da República: Despacho n.º 13021/2015
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9932053.
Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Domínio da língua inglesa
Objetivos
A. Compreender a origem e evolução do conceito de "indústria da cultura"
B. Identificar os elementos caracterizadores do setor das indústrias criativas
C. Conhecer as fontes de dados quantitativos do setor das indústrias criativas
D. Entender os mecanismos de gestão das indústrias criativas
Programa
1. Origens do período histórico de massificação
1.1. A invenção de Gutenberg: uma nova era
1.2. Reprodutibilidade técnica das obras de arte
2. Abordagens teóricas do fenómeno de produção cultural em massa
2.1. Theodor Adorno e Walter Benjamin
2.2. Tom Flemming e "economia da arte"
3. Evolução do conceito de "indústria da cultura"
3.1. Da arte enquanto cultura à criatividade enquanto indústria
3.2. Aspetos críticos da monetização da arte
4. Caracterização do setor das indústrias criativas
4.1. Os agentes económicos culturais
4.2. O peso económico das indústrias criativas
5. Relação entre território e indústrias criativas
5.1. Impacto urbano das indústrias criativas
5.2. Indústrias criativas em territórios de baixa densidade
6. Gestão de projetos culturais
6.1. Princípios de gestão das organizações
6.2. Estratégias de marketing cultural
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Assiduidade (10%)
Participação (10%)
. Produção vídeo + relatório do trabalho executado (80%)
ou
. Elaboração de 4 recensões sobre textos teóricos (80%)
Bibliografia
- , . e Melo, A. (1994). Arte e Dinheiro. Lisboa: Assírio & Alvim
- Adorno, T. (1991). The Culture Industry. New York: Routledge
- Benjamin, W. (2006). A Modernidade. Lisboa: AssÃrio & Alvim
Método de Ensino
1. Exposição oral dos conteúdos
2. Análise das fontes bibliográficas
3. Trabalhos em contexto prático
4. Recensões escritas
5. Preleções por especialistas convidados
Software utilizado nas aulas
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Keynote
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