IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2017/18

Video e Cinema Documental

Laboratório II

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 13021/2015

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9932046.

Docente(s)
- Ágata Marques Fino (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
A. Entender o filme documental segundo a sua Poética;
B. Relacionar a construção, a função e o efeito do filme documental;
C. Aliar a expressão fílmica à sua ?prova?: verdade, emoção, ética;
D. Adoptar estratégias de construção fílmica do mundo, da gente e das ideias.

Programa
1. Definição do conteúdo fílmico a partir da conjugação das suas funções
1.1. Princípios da função histórica
1.2. Princípios da função persuasiva
1.3. Princípios da função analítica
1.4. Princípios da função expressiva
2. Contextualização e operacionalidade das funções do filme documental
2.1. Enquadramento do filme documental em cada período histórico do Séc. XX
2.2. A relação entre uma Poética do Documentário e a sua evolução histórica
2.3. Correlação entre funções como grelha de análise do filme documental
3. Integração de recursos formais na definição do conteúdo fílmico
3.1. A entrevista/depoimento e sua validade
3.2. A representação de um espaço e das ações nele contidas
3.3. A narração como elemento dramático e/ou expositivo
3.4. A auto-representação e a performatividade
4. Produção de quatro exercícios com preponderância em cada uma das funções estudadas
4.1. Função histórica
4.2. Função persuasiva
4.3. Função analítica
4.4. Função expressiva

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:

Assiduidade - 10%
Participação - 10%
Exercício#1 - 20%
Exercício#2 - 20%
Exercício#3 - 20%
Exercício#4 - 20%

Avaliação por exame:

Exercício#1 - 25%
Exercício#2 - 25%
Exercício#3 - 25%
Exercício#4 - 25%

Bibliografia
(1993). Theorizing Documentary. New York: Routledge
(2005). New Challenges for Documentary. Manchester: Manchester University Press
(2008). Poetics of Cinema. New York: Routledge

Método de Ensino
1. Visionamento e análise de filmes documentais
2. Leitura, análise e debate de textos indicados na bibliografia
3. Apresentação e discussão de pontos de vista pessoais
4. Elaboração, discussão e correcção dos exercícios

Software utilizado nas aulas
Open Office
Final Cut
Quicktime Player

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado