Publicação em Diário da República: Despacho n.º 13021/2015
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9932046.
Docente(s)
- Ágata Marques Fino (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
A. Entender o filme documental segundo a sua Poética;
B. Relacionar a construção, a função e o efeito do filme documental;
C. Aliar a expressão fílmica à sua ?prova?: verdade, emoção, ética;
D. Adoptar estratégias de construção fílmica do mundo, da gente e das ideias.
Programa
1. Definição do conteúdo fílmico a partir da conjugação das suas funções
1.1. Princípios da função histórica
1.2. Princípios da função persuasiva
1.3. Princípios da função analítica
1.4. Princípios da função expressiva
2. Contextualização e operacionalidade das funções do filme documental
2.1. Enquadramento do filme documental em cada período histórico do Séc. XX
2.2. A relação entre uma Poética do Documentário e a sua evolução histórica
2.3. Correlação entre funções como grelha de análise do filme documental
3. Integração de recursos formais na definição do conteúdo fílmico
3.1. A entrevista/depoimento e sua validade
3.2. A representação de um espaço e das ações nele contidas
3.3. A narração como elemento dramático e/ou expositivo
3.4. A auto-representação e a performatividade
4. Produção de quatro exercícios com preponderância em cada uma das funções estudadas
4.1. Função histórica
4.2. Função persuasiva
4.3. Função analítica
4.4. Função expressiva
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Assiduidade - 10%
Participação - 10%
Exercício#1 - 20%
Exercício#2 - 20%
Exercício#3 - 20%
Exercício#4 - 20%
Avaliação por exame:
Exercício#1 - 25%
Exercício#2 - 25%
Exercício#3 - 25%
Exercício#4 - 25%
Bibliografia
(1993). Theorizing Documentary. New York: Routledge
(2005). New Challenges for Documentary. Manchester: Manchester University Press
(2008). Poetics of Cinema. New York: Routledge
Método de Ensino
1. Visionamento e análise de filmes documentais
2. Leitura, análise e debate de textos indicados na bibliografia
3. Apresentação e discussão de pontos de vista pessoais
4. Elaboração, discussão e correcção dos exercícios
Software utilizado nas aulas
Open Office
Final Cut
Quicktime Player