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Ano Letivo: 2017/18

Video e Cinema Documental

Câmara e Iluminação

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 13021/2015

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL + 3,0 OT , Cód. 9932021.

Docente(s)
- Marco Filipe de Almeida Santos Oliveira (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
a. Redescobrir o Argumento na ótica da Fotografia
b. Dominar a câmara e a iluminação
c. Dominar procedimentos de trabalho
d. Compreender a imagem fotográfica
e. Desenvolver trabalho em equipa
f. Desenvolver competências no registo de imagem em movimento
g. Estimular a pesquisa

Programa
1. O Controlo da Luz; breve história da luz no cinema: As primeiras Produções; a introdução do Tungsténio; a Era Tecnicolor; HMI, Xenon, Fluorescentes e LED.
2. A relação entre a câmara e a perceção humana.
3. Fontes de luz utilizadas em Cinema.
4. O trabalho do Diretor de Fotografia nas diversas fases de produção.
5. Os fundamentos de iluminar: Funções da luz. O processo.
6. Key, Fill; Back, Kicker, Background, Eye light.
7. O uso do fotómetro manual: Luz incidente e refletida.
8. Teoria e controlo da Cor: O circulo de cores; Perceção. Espaço de Cor no Vídeo; O sistema CIE; REC709. Temperatura de Cor: MIRED. Colorímetros.
9. Composição.
10. Sensitometria. O Sistema de Zonas.
11. Iluminar Interiores e Exteriores. Noite e Dia.
12. Correções e Grading.

Metodologia de avaliação
a) Assiduidade -20%

b) 3 exercícios:
Ex. 1 - 15% - Iluminação e captação de entrevista
Ex. 2 - 15% - Iluminação e captação de acção
Ex. 3 - 15% - Iluminação e captação de performance

c) Curta-metragem documental no final do semestre - 35%

Bibliografia
- Alton, J. (1996). Painting with light. California: University of California Press
- Burum, S. (2011). Selected Tables, Charts and Formulas for the Student Cinematographer from the American Cinematographer Manual. California: ASC Holding Corp
- Jackman, J. (2002). Lighting for Digital Video & Television. Oxford: Focal Press
- Storaro, V. (2004). Writing With Light Trilogy. New York: Aperture

Método de Ensino
a. Aulas teóricas em sala de aula.
b. Aulas práticas em estúdio.
c. Aulas práticas em campo.

Software utilizado nas aulas
Blackmagic DaVinci Resolve 12

 

 

 


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