Publicação em Diário da República: Despacho n.º 13021/2015
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL + 3,0 OT , Cód. 9932015.
Docente(s)
- José Vasco Gaio Monteiro Barroco Carvalho (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de acústica. Interesse e motivação.
Objetivos
a.Adquirir conhecimentos teórico-práticos de som.
b.Apreender técnicas específicas de aquisição de som para cinema.
c.Dominar procedimentos profissionais de aquisição de som para filme.
d.Compreender práticas de trabalho em equipa.
e.Desenvolver competências para o mercado do cinema documental.
Programa
1. Física do som. Acústica: propagação de som; percepção auditiva; a voz humana.
2. Microfones e acessórios de captação de som.
3. Cabos e fichas áudio.
4. Sistemas de gravação de áudio.
5. Equipamentos de som para gravação em exteriores e em interiores, em estúdio e em décors naturais.
6. Problemas associados à captação de som em exteriores e interiores.
7. Som directo, som de referência e pós-produzido.
8. Estrutura vertical de projectos: Pré-Produção, Produção, Pós-Produção.
9. Constituição e competências das equipas de som e de filmagem.
10. Revisão de elementos teóricos da linguagem audiovisual estritamente relacionados com a captação de som.
11. Sincronização e Timecode SMPTE.
12. Introdução à Pós-Produção de Som para filme e vídeo.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua com ponderações específicas para: 2 exercícios práticos; teste escrito em frequência; assiduidade, motivação e participação.
Aprovação com classificação igual ou superior a 10 valores (numa escala de 0 a 20).
Bibliografia
- HOLMAN, T. (2010). Sound for Film and Television. : Focal Press
- Lyver, D. (1995). Basics of Vídeo Sound. Oxford: Focal Press
Método de Ensino
A.Método teórico-prático, expositivo e demonstrativo.
B.Apresentação de exemplos e exercícios práticos individuais.
C.Referências teóricas e visionamento de segmentos de filmes.
D.Exercícios práticos considerando situações reais de trabalho.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.