Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15239/2016 - 19/12/2016
5.5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 814234.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Gerir e operar sistemas de tratamento físicos, químicos e biológicos das estações de tratamento de águas residuais.
Utilizar folhas de especificação e manuais dos vários órgãos de tratamento.
Executar medições das variáveis de processo.
Calcular eficiências de tratamento.
Diagnosticar situações críticas de funcionamento e propor medidas de ação.
Gestão do destino final das lamas.
Elaborar relatórios técnicos operacionais.
Programa
I-Introdução às unidades de tratamento. Características de um efluente líquido. Características dos poluentes. Níveis de tratamento de efluentes líquidos. Funcionamento global de uma ETAR.
II-Tratamentos físicos de efluentes líquidos. Princípios e aplicações dos processos de gradagem, tamisação, desarenação, remoção de óleos e gorduras, flotação, floculação, sedimentação, decantação e filtração.
III-Processos químicos de tratamento de águas residuais. Princípios e aplicações das técnicas de adsorção, troca iónica, desinfeção, oxidação, precipitação e processos de membrana
IV-Processos biológicos de tratamento de águas residuais. Processos aeróbios, sistemas de lamas ativadas e variantes, lagoas arejadas, lagoas fotossintéticas, filtros de percolação e discos biológicos. Processos anóxicos em suspensão e em filme fixo. Processos anaeróbios, digestores anaeróbios e filtros anaeróbios. Tratamentos naturais. Tratamentos em solos e em zonas húmidas construídas.
V-Tratamento e destino final de lamas. Operações de espessamento, estabilização, condicionamento, desidratação, secagem, compostagem e deposição.
Metodologia de avaliação
A avaliação é feita em seis momentos de avaliação sendo os cinco respeitantes à componente teórica cotados com 3 valores e o sexto respeitante à componente de avaliação prática constituído por um relatório cotado com 5 valores. A nota final é igual à soma dos seis momentos de avaliação.
Bibliografia
- Hendricks, D. (2006). Water Treatment Unit Processes: Physical and Chemical. Boca Raton: Taylor & Francis
- Tchobanoglous, G. e , . (2014). Wastewater Engineering: Treatment and Reuse. United States: McGraw-Hill
Método de Ensino
Nas aulas teóricas os alunos aprendem quais os diferentes tipos de tratamento de efluentes e nas aulas práticas e de laboratório é feita a ligação entre a teoria e situações reais.
Software utilizado nas aulas