Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12419/2016 - 14/10/2016
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 814316.
Docente(s)
            - Sandra Maria Gonçalves Vilas Boas Jardim  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Conhecimentos adquiridos nas UC de Matemática Discreta, Álgebra Linear e Geometria Analítica, Programação e Algoritmia e Linguagens de Programação.
Objetivos
          1. Conhecer os mecanismos e técnicas básicas da computação gráfica
2. Aplicar os conceitos de álgebra linear e geometria analítica na definição e construção de aplicações e sistemas gráficos
2. Construir programas em OpenGL com interface gráfica, interatividade e animação
Programa
          I. Rasterização; Desenho 2D (Linhas, Círculos e Polígonos); Algoritmos de preenchimento.
II. Translação, Rotação e Escala; Coordenadas Homogéneas; Composição de Transformações.
III. Modelação Geométrica.
IV. Cor, Sombreamento e Iluminação: Modelos de reflexão local e global; Raytracing.
V. Projeção: Paradigma da câmara virtual; Tipos de projeção (paralela, oblíqua).
VI. Utilização da API OpenGL.
Metodologia de avaliação
          Teste escrito (frequência/exame) - 50%
Trabalho prático final - 50%
Bibliografia
          - Lengyel, E. (2011). Mathematics for 3D Game Programming and Computer Graphics. (Vol. 1). (pp. 1-576). USA:  Cengage Learning PTR
- Sklar, D.  e Feiner, S.  e Akeley, K. (2013). Computer Graphics: Principles and Practice . (Vol. 1). (pp. 1-1264). USA:  Addison-Wesley Professional
Método de Ensino
          As aulas destinam-se à apresentação dos temas e de exemplos práticos de aplicação. Os tópicos principais são explorados através da realização de trabalhos práticos para desenvolver pequenos programas sobre, por exemplo, rasterização 2D e iluminação.
Software utilizado nas aulas
          Code Blocks, OpenGL, ferramentas de produtividade, plataforma de eLearning.

















