Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP , Cód. 964168.
Docente(s)
- Marta Margarida Santos Dionísio (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
Os alunos deverão aperfeiçoar competências de comunicação geral e dominar um discurso específico na área do turismo.
Os alunos deverão dominar o vocabulário relativo às várias temáticas estudadas. Os alunos deverão, igualmente, dominar a ortografia e a pronúncia em língua alemã.
Programa
1 - O Turismo
- Turismo de lazer
- Turismo profissional e de negócios
- Turismo cultural
- Turismo desportivo e de aventura
2- Destinos Turísticos
- Países
- Cidades
- Atrações turísticas
3 - Agências de viagens
- Marcação de férias
- Transportes
- Atendimento telefónico e correspondência
- Pacotes turísticos
4 - Alojamento e Catering
- Tipos de alojamento
- Atendimento (do check in ao check out)
- Restaurantes e bares
5 - Feiras de Turismo
- Feiras de férias
- Brochuras e catálogos
Os conteúdos gramaticais serão lecionados em conformidade com os conteúdos temáticos, adequados às necessidades de comunicação em cada área de estudo específica.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: - Teste Final (60%) + Avaliação contínua em sala de aula, trabalhos práticos e participação oral (20%) + Trabalho Final - escrito e oral - (20%)
Avaliação Final: Exame escrito (80%) + Trabalho Final -
escrito e oral - (20%)
Bibliografia
- Dinsel, S. e Geiger, S. (2009). Grosses Übungsbuch - Grammatik. Ismaning: Hueber Verlag
- Grandi, N. e Lemcke, C. e Cohen, U. (2012). Herzlich Willkommen - Deutsch in Restaurant und Tourismus, Lehr- und Arbeitsbuch mit 3-Audio-CDs. Berlin: Langenscheidt
- Lemcke, C. (2012). Zimmer frei - Deutsch im Hotel. Lehr- und Arbeistbuch mit 3-Audio-CDs. Berlin: Langenscheidt
- Lévy-Hillerich, D. (2005). Kommunication im Tourismus - Kursbuch. Munchen: Goethe Institut; Fraus; Cornlesen
Método de Ensino
Através duma metodologia comunicativa centrada no aluno aplicada à área do turismo, e recorrendo a situações autênticas, os alunos devem desenvolver competências comunicativas próximas do mundo profissional.
Software utilizado nas aulas
N/A