Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP , Cód. 964149.
Docente(s)
            - Maria João da Costa Antunes Inácio  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Dotar os alunos de ferramentas básicas na análise de dados de forma a que, autonomamente, consigam analisar um conjunto de dados, assim como discutir metodologias e resultados obtidos.
Programa
          I.	Introdução
1.1.	Alguns conceitos básicos.
1.2.	Estatística Descritiva versus Inferência Estatística.
1.3.	Tipos de variáveis/dados. Classificação quanto à natureza e escala.
1.4.	Introdução ao Software Estatístico SPSS.
II.	Estatística Descritiva
2.1.	Tabela de distribuição de frequências.
2.2.	Representações gráficas.
2.3.	Características amostrais: medidas de localização, de dispersão e de forma.
2.4.	Diagrama de extremos e quartis. Outliers.
2.5.	Tabelas de contingência.
III.	Introdução à Inferência Estatística
3.1.	Estimação. 
3.1.1.	Estimadores e estimativas.
3.1.2.	Estimação pontual e estimação intervalar.
3.2.	Testes de Hipóteses.
3.2.1.	Hipótese nula e hipótese alternativa. Erros de 1ª e 2ª espécie.
3.2.2.	Estatística de teste e região de rejeição. O valor-p de um teste.
3.2.3.	Testes de hipóteses paramétricos: testes para a proporção, média, diferença de médias e igualdade de mais do que duas médias.
3.2.4.	Testes de hipóteses paramétricos versus testes de hipóteses não paramétricos.
3.2.5.	Testes de hipóteses não paramétricos: testes de ajustamento, teste de independência do Qui-quadrado, teste de Wilcoxon-Mann-Whitney, teste de Wilcoxon e teste de Kruskal-Wallis.
IV.	Regressão e Correlação
4.1.	Diagrama de dispersão. O coeficiente de correlação de Pearson.
4.2.	Regressão linear simples. O modelo de regressão.
4.3.	O método dos mínimos quadrados. Estimação da recta de regressão.
4.4.	Interpretação dos coeficientes de regressão.
4.5.	O coeficiente de determinação. Qualidade do modelo.
V.	Regressão Linear Múltipla
5.1.	O Modelo de Regressão Linear. Pressupostos do modelo. 
5.2.	Estimação dos parâmetros do modelo. 
5.3.	A análise de variância e teste aos coeficientes do modelo.
5.4.	Métodos de selecção das variáveis independentes. 
5.5.	Validação dos pressupostos do modelo. 
5.6.	Interpretação dos coeficientes de regressão.
5.7.	Diagnóstico de outliers e observações influentes.
5.8.	Estimação e previsão de novas observações.
5.9.	Introdução de variáveis qualitativas no modelo de regressão linear.
VI.	Análise Factorial em Componentes Principais
6.1.	Objectivos da Análise Factorial. O modelo. 
6.2.	Análise factorial em componentes principais.
6.3.	Medidas de adequabilidade.
6.4.	Determinação dos factores.
6.5.	Interpretação dos factores.
VII.	Análise de Clusters
7.1.	Introdução.
7.2.	A proximidade entre objectos. Distâncias.
7.3.	Análise de Cluster hierárquica e não hierárquica.
7.4.	Processo de clustering e o dendograma.
7.5.	Interpretação.
VIII.	Análise Discriminante
8.1.	Objectivos.
8.2.	A selecção das variáveis discriminantes.
8.3.	Classificação.
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: um trabalho (40%) e um teste escrito (60%) sem consulta.
Avaliação por exame: uma prova dividida em duas partes: um teste escrito realizado sem consulta e um teste prático com recurso ao software estatístico SPSS.
Bibliografia
          - Guimarães, R.  e Sarsfiels Cabral, J. (2005). Estatística. Lisboa:  McGraw Hill
- Maroco, J.  e Bispo, R. (2005). Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas. Lisboa:  McGraw Hill
- Maroco, J. (2004). Análise Estatística com a Utilização do SPSS. Lisboa:  McGraw Hill
Método de Ensino
          Aulas teóricas predominantemente expositivas, prevalecendo uma forte interação entre a teoria e a aplicação prática. Aulas teórico-práticas, em ambiente informático, utilizando o software estatístico SPSS para ilustrar as metodologias estudadas.
Software utilizado nas aulas
          IBM-SPSS

















