Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP , Cód. 964125.
Docente(s)
- Éricka Maria Costa de Amorim (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
No final do curso os alunos devem ser capazes de:
Dominar os processos de planeamento, desenvolvimento e marketing de produtos turísticos;
Conduzir o planeamento de destinos turísticos nas suas componentes essenciais, cobrindo as matérias que compõem um plano regional ou local.
Programa
Desenvolvimento turístico (Turismo e capital social e humano; impactos do turismo); Políticas de turismo (gestão e planeamento); Recursos e produtos turísticos (geografia e planeamento do espaço); Planeamento de produtos turísticos; Território e destino turístico; Estratégia turística; Desenvolvimento sustentável e instrumentos de gestão do território; Planeamento de destinos turísticos.
Metodologia de avaliação
Teste escrito 10 valores (50%) (o aluno/a no mínimo deve ter 4 valores);
Participação 3 valores (15%) (aulas Teóricas);
Trabalho prático 07 valores (35%) (aulas Teórico-Práticas)
Bibliografia
- Gunn, C. e Turgut, V. (2002). Tourism Planning: Basics. (Vol. -). (pp. ---). Londres: Routledge
- Hall, C. (2000). Tourism Planning - Policies, Processes and Relationships. (Vol. --). (pp. ---). Londres: Prentice Hall
- Vieira, J. (2007). Planeamento e Ordenamento Territorial do Turismo. (Vol. -). (pp. ---). Lisboa: Editorial Verbo
Método de Ensino
As aulas são teóricas e teórico-práticas, sendo as matérias teóricas apoiadas pela discussão de casos práticos, com participação activa dos alunos.
As práticas são na base de estudo de casos em trabalho de grupo (máximo três alunos).
A escolha de um
Software utilizado nas aulas