Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 964114.
Docente(s)
- Carla Maria Freitas dos Santos Joaquim (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Adquirir conhecimentos, competências, técnicas de registo e capacidade na análise da Contabilidade Geral ou Financeira.
Conhecer o que é o Património (Activos e Passivos), o Inventário e o Balanço. Conhecer e aplicar o SNC. Saber efetuar o apuramento de resultados, a Demonstração e o Balanço.
Programa
I. Considerações gerais:
1. O papel da contabilidade como instrumento de gestão;
2. Conceitos fundamentais da contabilidade: Património e seus elementos constitutivos;
3. Factos patrimoniais;
4. Equação fundamental de contabilidade;
5. A noção, classificação e caracterização das contas;
6. Métodos de registo contabilístico;
7. Lançamentos e suas espécies.
II. Estrutura Conceptual
1. Objetivos das demonstrações financeiras (DF);
2. Pressupostos subjacentes à elaboração das DF;
3. A definição, o reconhecimento e a mensuração dos elementos das DF;
4. Apresentação e classificação de elementos nas DF;
III. Breve análise da normalização contabilística em Portugal
IV. Estudo das Contas de todas as classes
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: 1ª Frequência (40 %) e 2ª Frequência (60 %).
Avaliação não contínua: Prova escrita
Em qualquer época, os alunos com nota superior a 17 (dezassete), caso queiram manter a nota, têm que realizar uma prova oral, caso contrário s
Bibliografia
- Costa, C. e Alves, G. (2014). Contabilidade Financeira. Lisboa: Rei dos Livros
- Nabais, C. e Nabais, F. (2010). Prática Contabilística de Acordo com o Sistema de Normalização Contabilística (SNC). Lisboa: LIDEL
- Nabais, C. (2015). O Meu Livro de Contabilidade. Lisboa: Plátano Editora
- Rodrigues, R. e Azevedo, R. e Borges, A. (2014). Elementos de Contabilidade Geral. Lisboa: Áreas Editora
Método de Ensino
As aulas decorrem tendo por base o método expositivo e demonstrativo, com recurso à projeção de diapositivos. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica com a resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.