Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
6 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964035.
Docente(s)
            - Sílvio Manuel da Rocha Brito  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Definir conflito;
Identificar diferentes tipos de conflitos;
Enunciar as fases de conflito;
Identificar as causas e consequências dos conflitos;
Identificar diferentes estilos de gestão de conflito;
Definir as fases da negociação;
Identificar e aplicar diferentes técnicas de negociação.
Programa
          1.Delimitação do conceito de conflito; Níveis de análise e categorias de conflito; Fatores geradores de conflitos, Funcionamento de situações conflituais; Conflitos como risco e como oportunidade.
2. Princípios da gestão e da resolução de conflitos; Estilos de gestão de conflito e as suas diferentes taxonomias; Obstáculos à gestão de conflitos; Competências necessárias à gestão construtiva dos conflitos.
3. Definição de negociação,tipos e fases, eficácia cognitiva e comportamental. Estratégias e táticas.
4. Natureza da mediação, características e tipos; Vantagens e limites; Modelos, etapas e fatores.
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: casos práticos 60%,e prova escrita 40%. 
Avaliação por exame prova escrita.
Dispensa da avaliação final quem obter um mínimo de 10 valores na avaliação contínua.
Bibliografia
          - Crespo de Carvalho, J. (2013). Negociação. Lisboa:  Sílabo
- Cunha, P.  e Leitão, S. (2012). Gestão Construtiva de Conflitos. (Vol. 1). (pp. 1-111). Porto:  Edições Universidade Fernando Pessoa
- Damasceno Correia, A. (2012). Manual de Negociação. Lisboa:  Lidel
- Kindler, H. (1991). A Gestão Construtiva dos Desacordos. (Vol. 1). (pp. 1-97). Lisboa:  Monitor - Edições Para Profissionais
Método de Ensino
          Os conteúdos teóricos serão abordados com recurso a métodos expositivos. A componente prática envolverá a análise de estudos de caso e exercícios realizar em sala de aula.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















