Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 S + 15,0 OT , Cód. 964034.
Docente(s)
            - Sónia Marisa Pedroso Gonçalves Bogas  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Definir criatividade, inovação, aprendizagem e mudança organizacionais.
Descrever o processo de criatividade.
Descrever o processo de inovação organizacional.
Descrever o processo de aprendizagem organizacional.
Descrever o processo de mudança organizacional.
Identificar a importância e vantagem competitiva da criatividade e inovação.
Identificar ferramentas promotoras de criatividade.
Programa
          Criatividade individual e organizacional
- Definição
- Processo
- Ferramentas
Inovação organizacional
- Definição
- Processo
Aprendizagem organizacional
- Definição
- Processo
Mudança organizacional
- Definição
- Processo
- Barreiras e estratégias de gestão
Metodologia de avaliação
          Avaliação por frequência: dois trabalhos de grupo -  realização de uma entrevista (30%) e apresentação de um protótipo de um produto, serviço ou estudo de caso (70%).
Exame: prova escrita
Bibliografia
          - Bridges, C. (2016). In Your Creative Element. (Vol. 1). (pp. 1-257). London:  Kogan Page
- Clegg, B. (2016). Instant Creativity. (Vol. 1). (pp. 1-183). London:  Kogan Page
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. Espanha:  Paidós
- José António, M.  e Marina, E. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. Espanha:  Ariel
Método de Ensino
          As equipas de discentes, recolhem dados para um trabalho, no ambiente da sala de aula, acerca de cada tema do programa, e solicitam ao docente uma orientação nas suas pesquisas, para alcançarem os objetivos propostos na unidade curricular. 
Software utilizado nas aulas
          Os discentes podem utilizar todo e qualquer software para poder executar o seu trabalho.

















