IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2017/18

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ética, Deontologia e Responsabilidade Social

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

3 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 45,0 T + 15,0 OT , Cód. 964030.

Docente(s)
- Maria Alexandra Falcão Bento Baptista Vilhena de Carvalho (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de identificar e ter a capacidade de integrar as principais teorias e abordagens do conceito de Ética.
Aquisição da capacidade reflexiva, relativa aos valores inerentes nos conceitos de Ética, Deontologia e Responsabilidade Social.

Programa
I - Desenvolvimento do conceito de Ética.
1.1 - A idade Grega.
1.2 - A idade Cristã.
1.3 - A idade Moderna.
1.4 - A idade Contemporânea.
II - A Deontologia.
2.1 - O conceito de Deontologia.
2.2 - A Deontologia no contexto de R.H.
III - A responsabilidade Social.
3.1 - O Conceito de responsabilidade social.
3.2 - A Responsabilidade social no mundo contemporâneo.
3.3 - A Ética e a Responsabilidade
3.4 ? Responsabilidade social das empresas
3.5 ? Normas Portuguesas de responsabilidade social e ética
3.6 ? Iniciativas de responsabilidade social na UE
3.7 ? Práticas de responsabilidade social

Metodologia de avaliação
No período de avaliação contínua: teste final escrito (50%) e trabalho de grupo (50%). Dispensa de exame quem obtiver uma classificação superior a 10 valores.
Épocas de Exame: teste escrito (100%).

Bibliografia
- Alberoni, F. e Veca, S. (1988). O Altruísmo e a Moral. Lisboa: Bertrand
- Burns, T. e Flam, H. (2000). Sistema de Regras Sociais - Teorias e Aplicações. Oeiras: Celta
- Comparato, F. (2006). Ética. São Paulo: Companhia das Letras
- Rocha, A. (2010). Ética, Deontologia e Responsabilidade Social. Maia: Vida Económica

Método de Ensino
Aulas de tipologia teórica onde se expõe aos alunos conhecimentos adequados ao desenvolvimento de um estudo reflexivo, acerca dos conteúdos ministrados na disciplina.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado