Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964020.
Docente(s)
- Ana Luísa Junça da Silva (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final do curso os alunos deverão compreender os novos desafios da função de GRH ao nível das competências e da performance; avaliar competências; compreender o papel da formação no desenvolvimento de novas competências; Identificar e caraterizar métodos e técnicas de avaliação de desempenho.
Programa
1.Competências.
2.Competências e metacompetências.
3.Gestão de competências e gestão do conhecimento.
4.História e perspetivas de abordagem das competências.
5.Modelos de intervenção.
6.Metodologias e politicas de intervenção.
7.Avaliação e gestão de competências.
8.Competências emocionais.
9.competências interculturais.
10.Avaliação do desempenho: métodos, técnicas, instrumentos e suas especificidades.
11. Gestão de carreiras.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: 2 trabalhos (grupo) (40%:apresentação oral+relatório)+ frequência (50%).
Assiduidade:10%
Avaliação final: Exame(100%).
Ficam aprovados os alunos que obtiverem em cada um dos momentos de avaliação classificações acima de 9.5
Bibliografia
- Alves Marques, C.(2008). Manual de gestão de pessoas e do capital humano. Lisboa: Edições Sílabo
- Caetano, A. (2008). Avaliação do Desempenho - Metáforas, Contextos, e Práticas. (Vol. 1). (pp. 1-398). Lisboa: Editora RH
- Ceitil, M. (2006). Gestão e Desenvolvimento de Competencias. Lisboa: Edições Sílabo
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com a resolução de casos práticos, desenvolvimento de instrumentos de avaliação de desempenho, aplicação de modelos de gestão de competências.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável