Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP , Cód. 9152322.
Docente(s)
            - Maria Fernanda Pires Aparício  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          1 - Conhecer os processos fundamentais de GRH numa organização.  
2 - Articular os diversos procedimentos de GRH.  
3 - Demonstrar autonomia na gestão das pessoas.  
4 - Revelar sentido crítico e reflexivo sobre a gestão das pessoas.
Programa
          1 - Introdução à gestão de recursos humanos (definições e tópicos históricos)
2 - Gestão estratégica de recursos humanos (conceitos e boas práticas)  
3 - Análise e descrição de funções (conceitos e técnicas de recolha de informação)
4 - Recrutamento (principais etapas)
5 - Seleção (testes e entrevistas)
6 - Carreiras (conceito de carreira e tipos)
7 - Gestão de desempenho (fatores explicativos, classificação métodos de avaliação)
8 - Sistemas de compensação (principais componentes)
9 - Formação e desenvolvimento de competências (tempo, trabalho em grupo, ?)
10 - Disfunções organizacionais (presentismo, absentismos, stress, Workaholism, ?)
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: optar elaboração/apresentação trabalho 80%+avaliação/apreciação undividual escrita 20%; ou avaliação escrita (100%).  Uma  avaliação escrita final semestre para admissão/dispensa exame final. 
Épocas de exame (100
Bibliografia
          - CUNHA, M. (2010). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa:  Edições Sílabo
- GUERRA, P. (2013). Humanator XXI Recursos humanos e sucesso empresarial.  . Lisboa:  Editora Dom Quixote
- LOPES, A. (2012). Fundamentos da Gestão de Pessoas. Lisboa:  Edições SÃlabo.
Método de Ensino
          1- exposição oral apoiada por datashow com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre os processos GRH;
2- apresentação e discussão casos, realização simulações e exercícios específicos.  
3- apresentação de trabalhos (últimas sessões).
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















