Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 9152315.
Docente(s)
            - Maria de Fátima Rodrigues Pedro  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Discutir e reflectir sobre os princípios éticos do consumo. Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados. Conhecer os principais métodos de estudo. Elaborar uma estratégia de marketing. Conhecer as especificidades do marketing e da gestão da marca.
Programa
          I - Introdução. 1-Princípios do marketing (história e ética empresarial); 2-Função marketing: conceitos, definições e evolução. II- Compreender o mercado. 1-Análise do mercado e do dos seus atores; 2-Os estudos de mercado; 3-Teorias e modelos explicativos do comportamento do consumidor; 4 - Segmentação; 5 - Posicionamento; III -A marca. IV- Estratégia, planeamento e controlo de marketing. 1-Estratégia e plano de marketing; 2-O planeamento e o controlo de marketing.
Metodologia de avaliação
          Avaliação continua. Realização de trabalho prático (40%) com apresentação e discussão, (nota mínima de dez valores) e um teste (60%), (nota mínima de oito valores).  
 
Exame normal: Exame (100%).
Bibliografia
          - Dionisio, P.  e Al, E. (2015). Mercator da Lingua Portuguesa - Teoria e pratica do marketing. Lisboa:  Publicações D. Quixote
- Keller, K.  e Georgson, M. (2008). Strategic Brand Management - An European Perspective. UK:  Prentice Hall
- Kotler, P.  e Al, E. (2008). Principles of Marketing. UK:  Prentice Hall
- Peterson, R.  e Rogeir, K. (2009). Problemas de Marketing Estrategico.   :  Bookman
Método de Ensino
          O ensino visa promover a leitura e discussão de estudos de caso, a realização de trabalhos de curta e média duração, assim como a exposição de conceitos e o visionamento de casos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável

















