Publicação em Diário da República: Despacho nº 10072/2012 - 25/07/2012
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 964530.
Docente(s)
- Carla Alexandra de Castro Carvalho e Silva (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Aquisição de métodos e processos de resolução de problemas. Aquisição de conceitos gerais em Física; aquisição de conceitos de cinemática e equilíbrio mecânico. Desenvolvimento de competências que permitam ao aluno compreender o espectro electromagnético.
Programa
1Medidas de grandezas. Sistemas de Unidades. Escalares e vectores.
Noção de grandeza física. Sistema Internacional de Unidades (SI): unidades fundamentais e unidades derivadas. Exemplos de grandezas físicas. Noção de grandeza escalar e de grandeza vectorial. Definição de vector. Representação de um vector num sistema de eixos ortogonais, a duas dimensões. Adição de vectores.
2 Mecânica conceitos básicos de cinemática, interacções e forças, energia.
Noção de posição, deslocamento, velocidade instantânea, velocidade média e aceleração instantânea, do movimento rectilíneo. Movimento circular uniforme: noção de período e frequência. Movimento oscilatório: noção de período e frequência de um oscilador. Definição de força. Massa e peso de um corpo. Identificação de forças actuantes em corpos: peso, reacção normal, tensão, impulsão e força de atrito. Equilíbrio estático. Leis de Newton. Formas de energia. Definição das formas fundamentais de energia: energia cinética e energia potencial. Transformações de energia.
3 Movimento ondulatório. Natureza e Propagação da Luz.
Natureza das ondas: ondas mecânicas e ondas electromagnéticas. Definição de amplitude, período, frequência e velocidade de propagação de uma onda mecânica. Natureza da luz: teoria corpuscular e teoria ondulatória. Efeito fotoeléctrico.
4- Espectro electromagnético. Teoria da cor.
Espectro electromagnético: caracterização das radiações e organização do espectro. Espectro da luz visível. Estudo da cor: cores primárias e cores secundárias. Cor luz (RGB) e cor pigmento (CYM).
Metodologia de avaliação
Por frequência: realização de duas provas escritas, uma no decorrer do semestre e a segunda prova no dia da última aula teórica, avaliadas em 20 valores cada. A nota final resulta da média aritmética das duas provas.
Bibliografia
- Hewitt, P. (2002). Fisica Conceitual. Brasil: Bookman
- Resnick, H. (2009). Fundamentos de Física. (Vol. 2º). Brasil: Livros Técnicos e Científicos
- Silva, C. (0). Sebenta de Elementos de Física. Acedido em 13 de setembro de 2017 em http://doctrino.ipt.pt/
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas dos conceitos físicos. Aulas teórico-práticas destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor e, sempre que possível, complementadas com apresentação experimental no laboratório de Física.
Software utilizado nas aulas