Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4.5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 964454.
Docente(s)
            - Maria de Fátima Rodrigues Pedro  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          1.Identificar a informação  da envolvente e da empresa.
2.Compreender e saber aplicar os conceitos, modelos e técnicas.
3.Compreender as diferentes situações da análise estratégica
4.Desenvolver a reflexão crítica. Tomar decisões.
Programa
          Módulo A
1.	Análise estratégica
1.1.	Introdução ao processo da gestão estratégica
1.2.	Análise do meio envolvente
1.3.	Análise da empresa
2.	Formulação da estratégia
2.1.	Missão, visão, objectivos e estratégia
2.2.	Estratégia do negócio e estratégia corporativa, caracterização e avaliação
2.3.	Técnicas auxiliares na formulação de estratégias da organização. Avaliação e selecção de estratégias
3.	Organização e implementação da estratégia
3.1.	Estrutura organizacional
3.2.	Política de gestão
3.3.	Avaliação e controlo
Metodologia de avaliação
          Avaliação CONTÍNUA 
Dois componentes de avaliação obrigatórios: trabalha prático com apresentação e discussão ponderação de 50% - mínimo de dez valores + Teste escrito ponderação de 50% - mínimo de oito valores. 
EXAME
Teste escrito - 100% 
Bibliografia
          - Grant, R. (2013). Comtemporary Strategic Analysis. UK:  Wiley
- Robbins, S.  e Coulter, M. (2009). Management. England:  Pearson Prentice Hall
- Sanders, W.  e Carpenter, M. (2009). Strategic Management A Dynamic Perspective. England:  Pearson Prentice Hall
- Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica. Lisboa:  Escolar Editora
Método de Ensino
          1.Método expositivo. 
2.Discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas. 
3.Resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável

















