Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
3 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 964450.
Docente(s)
            - Rui Miguel Sardinha Proença  (2)
- Miguel Alexandre Pereira Sanches  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Adquirir conhecimentos sobre processo técnico Impressão Digital (ID)
Compreender, distinguir e caracterizar: tecnologias, produtos, matérias-primas e consumíveis
Conhecer vantagens da ID
Identificar tipos de trabalhos produzidos com ID
Demonstrar autonomia no operar com diferentes equipamentos ID
Programa
          Impressão Digital - Introdução
Princípios e componentes básicos
Impressão convencional vs Digital
Vantagens da Impressão Digital
Tecnologias de impressão digital
Offset Digital ou Computer to press
Electrofotográfica; Ionográfica; Electrográfica; Magnetográfica; Fotográfica; Jacto de tinta; Sublimação; Termográfica
Principais tipos de trabalhos em Impressão Digital
Metodologia de avaliação
          Continua:Presença 2/3. Critérios: Presença 5%; TP 65%; Aval. T 30%. Disp: nota >=10, Aval T e TP realizados. Excluídos avaliação final: assid.<2/3 e <10 TP. T-E: acertar com docente ou perde direito à freq.
Final:Admitido assid.>2/3 e TP>=10.Exame:T
Bibliografia
          - JOHNSON, H. (2004). Digital Printing Start-Up Guide (Digital Process and Print). :  Thomson, Course Technolog
- JOHNSON, H. (2004). Mastering Digital Printing, Second Edition (Digital Process and Print). :  Muska & Lipman
- KIPPHAN, H. (2001). Handbook of Print Media; Technologies and Production Methods. Berlim:  Springer-Verlag
(0). Roland. Acedido em 8 de setembro de 2015 em www.rolanddg.com
Método de Ensino
          Apresentação de conteúdos, através de exposição, projecção, demonstração e exercitação prática
Apresentação dos conteúdos teóricos com recurso a meios audiovisuais
Análise de objectos gráficos impressos pelo processo digital
Exercícios de aplicação
Software utilizado nas aulas
          

















