Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 964433.
Docente(s)
            - Isabel Maria da Cruz Ferreira  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Adquirir conhecimentos sobre o funcionamento dos principais processos organizacionais comportamentais a nível individual e grupal numa organização; Desenvolver competências para melhor compreensão/gestão das pessoas, a nível interpessoal/grupal. Desenvolver sentido crítico e reflexivo em Comportamento Organizacional.
Programa
          1. Delimitação conceptual do comportamento organizacional
2. Comunicação (funções, níveis de análise, competências)
3. Motivação (processo motivacional, principais teorias e satisfação no trabalho)
4. Liderança (teorias, principais estudos e resultados organizacionais)
5. Comportamentos de cidadania nas organizações (justiça, atitudes, características personalidade, consequências)
6. Conflito e negociação (principais tipos de conflitos; estratégias e táticas competitivas, integrativas, acomodativas; distorções percetivas e enviesamentos cognitivos na negociação)
Metodologia de avaliação
          - Realização de uma prova escrita no final da unidade, para admissão ou dispensa de exame final. 
- Prova escrita nas épocas de exame estabelecidas. 
- Condições específicas explicitadas na 1.ª sessão e constam na ficha da UC em papel.
Bibliografia
          - CAETANO, A. (2011). Manual de Psicossociologia das organizações. Lisboa:  Escolar Editora
- GIBSON, J. (2006). Organizações. Comportamento, estrutura e processos.. São Paulo:  McGraw-Hill.
- NEWSTROM, J. (2008). Comportamento Organizacional. O Comportamento Humano no trabalho . São Paulo:  McGraw-Hill
- PINA e CUNHA, M. (2014). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa:  Editora Recursos Humanos
Método de Ensino
          Sessões TP com exposição oral apoiadas por datashow e consoante os conteúdos específicos, acompanhadas por: apresentação/discussão de casos, simulações, brainstorming, exercícios e jogos de grupo.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















