Publicação em Diário da República: Despacho nº 9398/2015 - 18/08/2015
4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 PL + 45,0 TP , Cód. 810620.
Docente(s)
- Maria de Lurdes Belgas da Costa Reis (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Conhecer os tipos de paredes, pavimentos e coberturas de edifícios, bem como os respetivos revestimentos.
Dotar os alunos de conhecimentos sobre as tecnologias disponíveis, para a construção sustentável de paredes e de coberturas e aplicação de revestimentos. Os estudantes deverão conhecer os processos construtivos correntes para a execução de paredes e coberturas e respetivos revestimentos, os seus campos de aplicação, as suas limitações e as respetivas vantagens e desvantagens. Deverão ainda conhecer alguns fatores que induzem patologias nas construções, nomeadamente a ação da água e a fenfilhação.
Pretende-se que os estudantes adquiram competências para optarem pelas soluções mais adequadas em cada caso, face a condicionalismos que possam existir e que façam escolhas sustentáveis a nível dos materiais e das tecnologias.
Pretende-se que os estudantes adquiram a perceção de que o desempenho funcional dos elementos de construção depende da conformidade entre os materiais empregues e a solução técnica adotada, e que adquiram competências técnicas que permitam uma abordagem e resolução corretas dos problemas práticos.
Programa
1.Introdução 2.Paredes de Edifícios: paredes de alvenaria adobe, tijolo e diversos tipos de blocos; fachadas ventiladas e fachadas de vidro 3.Revestimentos de paredes: tradicionais e não tradicionais; guarnecimento de vãos 4.Humidade em paredes: causas, manifestações e soluções de reparação 5.Fissuração em paredes de alvenaria: tipos de fendilhação, causas, manifestações e soluções de reparação 6.Revestimentos de pavimentos interiores e exteriores: pedra, cerâmicos, madeira, metálicos, sintéticos. Revestimentos de pavimentos especiais: escolares, hospitalares, industriais 7.Coberturas de edifícios: cobertura inclinada, coberturas planas e coberturas autoportantes. Principais tipos de revestimentos: cerâmicos, de betão, metálicos, novos produtos 8.Novos materiais e novos processos construtivos: Construções em MLC, em MLCC, sistema SLF e Modiko, Sistema Monolite e ICF, diversas construções de madeira e construções modulares.
Metodologia de avaliação
A avaliação da disciplina assenta numa prova escrita (55%) e num trabalho de aplicação prática (45%). O trabalho consiste na elaboração de um relatório técnico, resultante do acompanhamento de uma obra no decurso do semestre ou, em opção, um trabalho
Bibliografia
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas sobre as tecnologias e aos processos de construção. Aulas teórico-práticas para apresentação de casos práticos e análise e discussão permitindo a intervenção crítica dos estudantes. Visitas de estudo e sessões técnicas.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável