Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 93805.
Docente(s)
            - Manuel Alberto Nogueira Henriques Rosa  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável
Objetivos
          Desenvolvimento de capacidades para a compreensão dos temas da química geral e sua aplicação aos processos de conservação e restauro de obras de arte, nomeadamente no trabalho de laboratório para a preparação de soluções, medição e entendimento da importância do pH. 
Programa
          Componente teórica: 
1 - Estrutura da matéria: Propriedades da matéria; propriedades extensivas e intensivas; densidade e temperatura (escalas); Classificação da matéria - misturas e substâncias puras. Os átomos: A descoberta das partículas subatómicas; Número atómico e isótopos; Iões. Tabela Periódica: Variação periódica dos metais, não metais e metalóides. Configurações electrónicas e a tabela periódica: variação das propriedades atómicas. 
2 - Ligação química: regra do octeto. Ligações covalentes, iónicas e metálicas. Nomenclatura dos compostos iónicos. 
3- Estequiometria: Massa atómica, mole, massa molar e reacções químicas. Acerto de equações químicas; Soluções e molaridade. Preparação de soluções por pesagem, por diluição e a partir de soluções concentradas. 
4- Ácidos e bases: Sistemas de ácidos Bronstead-Lowry; A autoionização da água; Cálculo das concentrações do ião hidrgénio e do ião hidróxido; Critérios para as soluções ácidas, básicas e neutras; O conceito de pH; Soluções de ácidos e bases fortes; Medição de pH; Exemplificação de medição do pH de soluções com medidor de pH, e indicadores universais.                                 
5- Química orgânica: Hidrocarbonetos saturados; Alcanos; Cicloalcanos; Nomenclatura dos hidrocarbonetos saturados; Nomenclatura dos cicloalcanos. Grupos funcionais: álcoois e éteres; Aldeídos e cetonas; Ácidos carboxílicos; Ésteres; Aminas; Amidas; Polímeros. 
Componente prática: 
Trabalho nº1 - Trabalho de laboratório com vista à ambientação dos alunos ao laboratório de química, ao conhecimento do material de uso corrente, à utilização de balanças analíticas e à familiarização com a estatística descritiva na análise de dados. 
Trabalho nº2  trabalho de laboratório com vista à aplicação dos conhecimentos de estequiometria na preparação de soluções por pesagem, diluição e a partir de soluções concentradas.
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua em 3 testes referentes à componente teórica e 2 relatórios dos trabalhos de laboratório referente à componente prática. 
A avaliação final soma os valores obtidos em ambas as componentes e exige 10 valores para dispensa de exame.
Bibliografia
          - Eastop, D.  e Timar-Balaszy, A. (1998). Chemical Principles of Textile Conservation. Oxford:  Butterworth
- Mateini, M.  e Moles, A. (2001). La Quimica en la Restauration. San Sebastian:  Ed. Nerea
- Vina Ferrer, S.  e San Andres Moya, M. (2004). Fundamentos de Química e Física para la Conservation y Restauration. Madrid:  Ed. Sintesis
- Wilks, (ed), H. (1984). An Introduction to Materials. (Vol. 1). London:  The Conservation Unit; Museums & Galleries Commission
Método de Ensino
          Aulas teóricas onde são leccionados os fundamentos teóricos e aulas práticas de laboratório onde se executarão ensaios com manuseamento de material de uso corrente de laboratório, de medição de volumes, de pesagem de massas e preparação de soluções.
Software utilizado nas aulas
          Não Aplicável

















