Publicação em Diário da República: Despacho nº 13772/2014 - 12/11/2014
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 75,0 TP , Cód. 905633.
Docente(s)
- Gonçalo Nuno Rodrigues Brás (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não há pré-requisitos, mas aconselham-se conhecimentos básicos de gestão.
Objetivos
Pretende-se que os alunos consigam identificar e analisar o fenómeno do Empreendedorismo, que detenham os principais conceitos, modelos e ferramentas que os habilitem a participar inteligentemente no processo de criação e gestão de start-ups e que adquiram uma predisposição positiva para o processo.
Programa
I ? INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
1. Empreendedorismo; conceitos gerais.
2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo.
2.1. O empreendedorismo e a atividade económica.
2.2. Determinantes nacionais do empreendedorismo
2.3. Determinantes pessoais do empreendedorismo.
2.4. Influência da esfera nacional cultural.
2.5. Notas finais.
II - O EMPREENDEDOR
1. Definições de empreendedor.
2. A decisão de empreender.
3. O histórico do empreendedor.
4. Diferenciar inventores, empreendedores e gestores.
5. Características genéricas do empreendedor bem-sucedido.
6. A equipa da nova empresa.
III ? O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
1. Oportunidades e ideias.
2. Fontes de novas ideias
3. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades.
4. Métodos de geração de novas ideias.
5. Avaliação das ideias.
6. A proteção da propriedade intelectual.
6.1. Patentes
6.2. Marcas
6.3. Direitos de autor
7. O modelo de negócio (A Tela do Modelo de Negócio).
8. Franchising.
IV ? O PLANO DE NEGÓCIOS
1. Utilidade e as partes componentes do Plano de Negócios.
2. Análise e formulação da Estratégia da nova empresa.
3. O Plano de Marketing da nova empresa.
4. Reunião e gestão dos Recursos Humanos.
5. A Forma Jurídica e as formalidades da criação da nova empresa.
6. O Financiamento da nova empresa.
7. Análise Económico-Financeira da nova empresa.
8. A apresentação do plano de negócios.
Metodologia de avaliação
- 1 Teste Escrito, sem consulta (20%);
- Trabalho de grupo (75%);
- Qualidade de Participação nas Aulas (5%).
Exame Final para os não dispensados (exigida a execução prévia do trabalho de grupo)
Bibliografia
- Bernarda, G. e Pigneur, Y. e Osterwalder, A. e Smith, A. (2015). Criar Propostas de Valor. Lisboa: D. Quixote
- Osterwalder, A. (2011). Criar Modelos de Negócios. Lisboa: Dom Quixote
- Santos, J. e Ferreira, M. (2008). Ser Empreendedor ? Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa. (Vol. 1). Lisboa: Edições Sílabo
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que se apresenta e discute a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica. Os Planos de Negócios dos alunos são desenvolvidos e acompanhados pelo docente ao longo das aulas.
Software utilizado nas aulas
Excel