Publicação em Diário da República: Despacho nº 13772/2014 - 12/11/2014
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 75,0 TP , Cód. 905633.
Docente(s)
            - Gonçalo Nuno Rodrigues Brás  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não há pré-requisitos, mas aconselham-se conhecimentos básicos de gestão.
Objetivos
          Pretende-se que os alunos consigam identificar e analisar o fenómeno do Empreendedorismo, que detenham os principais conceitos, modelos e ferramentas que os habilitem a participar inteligentemente no processo de criação e gestão de start-ups e que adquiram uma predisposição positiva para o processo.
Programa
          I ? INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO  
1. Empreendedorismo; conceitos gerais. 
2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo. 
2.1. O empreendedorismo e a atividade económica. 
2.2. Determinantes nacionais do empreendedorismo 
2.3. Determinantes pessoais do empreendedorismo. 
2.4. Influência da esfera nacional cultural. 
2.5. Notas finais. 
 II -  O EMPREENDEDOR  
1. Definições de empreendedor. 
2. A decisão de empreender. 
3. O histórico do empreendedor. 
4. Diferenciar inventores, empreendedores e gestores. 
5. Características genéricas do empreendedor bem-sucedido. 
6. A equipa da nova empresa. 
 
III ? O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES. 
1. Oportunidades e ideias. 
2. Fontes de novas ideias 
3. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades. 
4. Métodos de geração de novas ideias. 
5. Avaliação das ideias. 
6. A proteção da propriedade intelectual. 
6.1. Patentes 
6.2. Marcas 
6.3. Direitos de autor 
7. O modelo de negócio (A Tela do Modelo de Negócio). 
8. Franchising. 
 
IV ? O PLANO DE NEGÓCIOS 
1. Utilidade e as partes componentes do Plano de Negócios.
2. Análise e formulação da Estratégia da nova empresa.
3. O Plano de Marketing da nova empresa.
4. Reunião e gestão dos Recursos Humanos.
5. A Forma Jurídica e as formalidades da criação da nova empresa.
6. O Financiamento da nova empresa.
7. Análise Económico-Financeira da nova empresa.
8. A apresentação do plano de negócios. 
Metodologia de avaliação
          - 1 Teste Escrito, sem consulta (20%); 
- Trabalho de grupo (75%);
- Qualidade de Participação nas Aulas (5%).
Exame Final para os não dispensados (exigida a execução prévia do trabalho de grupo)
Bibliografia
          - Bernarda, G.  e Pigneur, Y.  e Osterwalder, A.  e Smith, A. (2015). Criar Propostas de Valor. Lisboa:  D. Quixote
- Osterwalder, A. (2011). Criar Modelos de Negócios. Lisboa:  Dom Quixote
- Santos, J.  e Ferreira, M. (2008). Ser Empreendedor ? Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa. (Vol. 1). Lisboa:  Edições Sílabo
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas em que se apresenta e discute a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica. Os Planos de Negócios dos alunos são desenvolvidos e acompanhados pelo docente ao longo das aulas.
Software utilizado nas aulas
          Excel

















