Publicação em Diário da República: Aviso n.º 684/2016
2 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 1,0 OT , Cód. 612113.
Docente(s)
- Antonio Gabriel Simão de Castro (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Desenvolvimento da ideia e aplicação no mercado. Identificar oportunidades e ameaças. Compreender a importância do plano de negócios para a avaliação da ideia de negócio. Identificar os instrumentos de financiamento ao empreendedorismo. Elaborar um plano de negócios e testar a ideia de negócio
Programa
1 INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
1.1. Empreendedorismo; conceitos gerais.
1.2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo.
2 - O EMPREENDEDOR
2.1. Definições de empreendedor.
2.2. A decisão de empreender.
2.3. O histórico do empreendedor.
2.4. Diferenciar inventores e empreendedores.
2.5. Características genéricas do empreendedor bem sucedido.
3 O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
3.1. Oportunidades e ideias.
3.2. Fontes de novas ideias
3.3. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades.
3.4. Métodos de geração de novas ideias.
3.5. Avaliação das ideias.
3.6. A proteção da propriedade intelectual.
3.7. O modelo de negócio (A Tela do Modelo de Negócio).
4 O PLANO DE NEGÓCIOS
4.1. As partes componentes do plano de negócios
4.2. A apresentação do plano de negócios.
5 ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
5.1. Visão e missão.
5.2. Análise externa (geral e da indústria).
5.3. Análise interna.
5.4. Análise SWOT.
5.5. Estratégias genéricas.
6 - O PLANO DE MARKETING DA NOVA EMPRESA
6.1. Conceitos genéricos de Marketing.
6.2. Estudo de mercado.
6.3. Segmentação.
6.4. Escolha do mercado alvo e posicionamento.
6.5. A marca.
6.6. O marketing-mix.
7 A FORMA JURÍDICA DA NOVA EMPRESA
7.1. As empresas singulares.
7.2. As sociedades.
7.3. As formalidades da criação da nova empresa.
8 ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DA NOVA EMPRESA (breve Introdução)
8.1. A atividade da empresa.
8.2. Demonstrações financeiras.
8.3. Rácios de análise económico-financeira.
9 - ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO (breve Introdução)
9.1. Regras de decisão de investimento. (Payback; VAL; TIR)
Metodologia de avaliação
O sistema de avaliação é contínuo,apoia-se em:Trabalho individual a ser apresentado,defendido em sala de aula(90%).Tema a definir pelo docente;Participação nas aulas:assiduidade,pontualidade(10%);Exame ou recurso:Exame(100%)
Bibliografia
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. (Vol. 1). Espanha: Paidos
- Marina, E. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. (Vol. 1). Espanha: Ariel
- Piguer, Y. (2011). Criar Modelos de Negocio. (Vol. 1). Lisboa: D. Quixote
- Taylor, R. (2014). Creativity at Work.. (Vol. 1). London: Kogan Page
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas: a)Método expositivo, com recurso a audiovisuais;b)Método participativo, com recurso à discussão de questões; c) Apresentação e análise de casos de empreendedorismo; d)Construção de um estudo de caso.
Software utilizado nas aulas