Publicação em Diário da República: Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL , Cód. 600212.
Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (2)
- Maria João da Costa Antunes Inácio (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Definir mercado;
Identificar dimensões de análise;
Escolher unidades de medida;
Conhecer os agentes e os factores de evolução;
Analisar o ciclo de vida do mercado;
Conhecer os princípios da amostragem;
Construir questionário;
Conhecer técnicas observação,entrevista e grupos de foco;
Analisar dados.
Programa
Capitulo I Complementos de Análise de Dados
1.1 Teste de Hipóteses e Intervalos de Confiança
1.2 Testes Não-Paramétricos
1.3 Regressão Linear Simples e Múltipla
1.4 Tabelas de Contingência
Capitulo II Introdução ao Estudo de Mercado
2.1 Introdução Conceitos
2.2 O processo de Estudos de Mercado
2.3 A indústria dos Estudos de Mercado
2.4 Definição de problema e de objectivos de estudo
2.5 Fontes estandardizadas de informação
2.6 Observação. Grupos de foco e outros métodos qualitativos
2.7 Métodos de recolha de informação
Metodologia de avaliação
Avaliação continua: teste com duas vertentes: uma teórica, nota mínima de nove valores, 50% e outra prática 50%.
Avaliação por exame: teste com duas vertentes: uma teórica. nota mínima de nove valores, 50% e outra prática 50%.
Bibliografia
- Bush, R. e Burns, A. (2003). Marketing Research: Online Research Applications. USA: Prentice Hall
- Oliveira, J. (2012). Marketing Research. (Vol. I). Lisboa: Edições Sílabo
- Oliveira, J. (2013). Marketing Research. (Vol. II). Lisboa: Edições Sílabo
Método de Ensino
Aulas expositivas no desenvolvimento de conceitos téoricos na área do marketing e estatística. Aulas práticas em ambiente informático para o desenvolvimento dos conceitos.
Software utilizado nas aulas