Publicação em Diário da República: Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL , Cód. 600219.
Docente(s)
- Ana Luísa Junça da Silva (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
O aluno deverá ilustrar o modo como a gestão pode criar um contexto organizacional com consequências positivas para os empregados (motivação, desempenho, satisfação), e para a empresa (estrutura, comunicação, eficácia e mudança). Serão discutidas caraterísticas individuais, de equipa e do contexto.
Programa
I. Introdução.
1.1. Conceito teórico de organização. 1.2. As origens da administração. 1.3. A importância de estudar o comportamento organizacional. 1.4. Modos de considerar organizações. 1.5. Processos organizacionais, estrutura e conceção. 1.6. Eficácia nas organizações.
II. Cultura Organizacional.
2.1. Cultura organizacional. 2.2. socialização e cultura. 2.3. Carateísticas da socialização eficaz. 2.4. Cultura organizacional e sistemas de valores societais. 2.5. A socialização como estratégia de integração.
III. Diferenças individuais e comportamento no trabalho.
3.1. Bases para a compreensão do comportamento no trabalho. 3.2. Variáveis individuais.
IV. Motivação e satisfação no trabalho.
4.1. Avaliação da performance. 4.2. Teoria do reforço. 4.3. Modelo de recompensa individual. 4.4. Recompensa intrínseca. 4.5. Turnover e absentismo. 4.6.. Sistemas de recompensa.
V. Comportamento de grupo e equipas de trabalho.
5.1. A natureza dos grupos. 5.2. Tipos de grupos. 5.3. Etapas de desenvolvimento de grupos. 5.4. Caraterísticas dos grupos e equipas.
VI. Poder, o controlo e o conflito.
6.1. O poder e a autoridade nas organizações. 6.2. Estratégias de controlo. 6.3. Definição do conceito e tipos de conflito e estilo de abordagem.
VII. Incerteza da envolvente específica.
7.1. Conceito de envolvente. 7.2. O modo como a envolvente influencia as organizações.
VIII. Liderança.
8.1. conceito de liderança. 8.2. Liderança e a sua importância no desempenho das organizações. 8.3. Liderança e influencia. 8.4. O trabalho em equipa e a construção de relações interpessoais. 8.5. Tipos de liderança, estilos de comunicação interpessoal e gestão das emoções nas organizações.
IX. Comunicação organizacional.
9.1. A importância da comunicação e implicações para a gestão.
X. Eficácia organizacional.
10.1. Distinção entre eficácia e eficiência. 10.2. Quais as caraterísticas das organizações eficazes.
XI. Mudança organizacional.
11.1. O que é a mudança organizacional. 11.2. Porque mudam as organizações, quando e como o fazem? 11.3. Porque falham os processos de mudança e quais as estratégias de que os gestores dispõem para vencer a resistência à mudança?
XII. Estudos de caso.
Metodologia de avaliação
A avaliação contínua desta UC será através da realização de uma frequência (40%) e 2 trabalhos de grupo (60%). O sucesso da disciplina pressupõe a obtenção de 9.5 em cada um dos momentos de avaliação.
Bibliografia
Método de Ensino
Método Ativo (discussão de casos, dinâmicas de grupos, realização de exercícios práticos); Método expositivo e interrogativo.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.