Publicação em Diário da República: Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 60021.
Docente(s)
            
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          Terminada a UC, os/as alunos/as devem: 
-Desenvolver competências de compreensão e de expressão escrita e oral;
-Produzir textos segundo técnicas e modelos diversificados; 
-Reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação; 
-Adquirir métodos e técnicas de pesquisa.
Programa
          1.A Língua e a Comunicação: 
1.1 As estruturas comunicacionais; 
1.2 Linguagem, Língua, Fala e Discurso;
 1.3 Código verbal e código escrito; 
1.4 Fontes de enriquecimento lexical;  
1.5 A gramática na comunicação;  
1.6 A Semântica/ relações de significação 
2.Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escrita: 
2.1 Leitura e análise de textos diversos; 
2.1.1 Texto utilitário;  
2.1.2 Texto argumentativo; 
2.1.3 Texto explicativo-descritivo; 
2.1.4 Texto informativo; 
3.Metodologia de Projeto: 
3.1 Noções metodológicas, estruturais e de correção linguística para a elaboração de um trabalho científico; 
3.2 Técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação; 
3.3 Produção de fichas de leitura; 
3.4 Resumo, síntese e relatório; 
3.5 Elaboração de referências bibliográficas; 
4.Práticas de compreensão e expressão oral: 
4.1 Entrevista; 
4.2 Colóquio/Debate; 
4.3 Leituras interpretativas; 
4.4 Apresentação oral;
Metodologia de avaliação
          - Avaliação Contínua: Frequência (60%) + Trabalhos realizados em contexto de aula (40%)
 - Avaliação Periódica: Realização de um trabalho escrito (20%) e uma prova de frequência obrigatória (80%) 
- Avaliação Final: Exame escrito (100%)
Bibliografia
          - CINTRA, L.  e Cunha, C. (2013). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa:  Sá da Costa
- Estrela, E.  e Leitão, M.  e Soares, M. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. Lisboa:  Dom Quixote
- Houaiss, A.  e Villar, M. (2001). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Lisboa:  Temas e Debates
- Leite, S.  e Tavares, S. (2015). Pares difíceis da Língua Portuguesa. Lisboa:  Planeta editora
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas, com momentos de exposição teórica e onde se propõe a realização de exercícios de aplicação prática .
Software utilizado nas aulas
          

















