Publicação em Diário da República: Aviso nº 3681/2017 - 07/04/2017
2 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL , Cód. 601620.
Docente(s)
            - Ana Marta Diniz Santos Rodrigues  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Colaborar na definição da estratégia de Capital Humano e IT Governance. Conhecer vários sistemas de informação organizacionais. Identificar, selecionar e construir os indicadores de monitorização e da gestão do capital humano. Entender o trabalho para os millennials e a futura gestão do conhecimento
Programa
          Parte I  Sistemas de Informação de Capital humano  Enquadramento Organizacional. 
- A evolução das organizações e do papel atribuído ao homem ao longo do tempo.  
- Os paradigmas organizacionais e a evolução na Gestão das Pessoas. 
Parte II  Tendências da gestão atual. 
- O capital humano, capital estrutural e o capital relacional na construção do capital intelectual. Os sistemas de informação no capital estrutural, como suporte aos processos organizacionais. 
- Gestão de competências e a gestão do conhecimento. 
Parte III  Recursos informáticos, processos e métricas de gestão. 
- Online recruitment  plataformas de bases de dados; otimização e automatização de processos. 
- Redes sociais profissionais  LinkedIn; tendências do recrutamento online; erros comuns; Sistemas de Rework e Sistemas de partilha. 
- Plataformas E.R.P (Enterprise Resource Planning) e a sua integração com aplicações na Cloud  aplicado à gestão de Recursos Humanos e seus processos. 
-A intranet; Custom workflows; assinatura digital e dados biométricos na monotorização, otimização de processos e redução de tarefas administrativas. 
-O Networking  conceito científico; as redes de contactos como potenciador de informação e conhecimento. O networking e a inovação. 
-O Big Data e os algoritmos que elaboram perfis, suas aplicações no marketing externo; no costumer service e na eficiência operacional de processos. A conectividade numa gestão integrada. 
Parte IV  A automatização de dados e os processos de liderança baseados em business inteligence. 
- A análise de dados como suporte a decisões estratégicas; análise de tendências e resultados, deteção de anomalias e acesso aos dados relevantes. Facilidade na identificação de necessidades e prioridades. Visão global do negócio.
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua: Frequência (80%); atividades e exercícios em aula (20%). O Aluno dispensa do exame final com a média da avaliação contínua, igual ou superior a 10 valores. 
Avaliação Final: Exame na época estabelecida.
Bibliografia
          - Alturas, B. (2013). Introducao aos Sistemas de informacao Organizacionais. Lisboa:  Edicoes Silabo, Lda. 
- Caetano, A.  e Vala, J. (2007). Gestao de Recursos Humanos- Contextos, Processos e Tecnicas. Lisboa:  Editora RH
- Cascao, F. (2004). Entre a Gestao de Competencias e a Gestao do Conhecimento. Lisboa:  Editora RH
- Silva, M.  e Martins, J. (2008). IT Governance - A Gestao da Informatica. Lisboa:  Lidel- Edicoes tecnicas, Lda
Método de Ensino
          Aulas com exposição oral, apoiadas por data show; Prezi; Haiku Deck e vídeos de estudos de caso. 
Apresentação/discussão de casos e trabalhos desenvolvidos.
Utilização do software SAGENext; aplicativos Cloud Computing; Plataformas online.
Software utilizado nas aulas
          SAGE: Gestão de Pessoal; Plataformas de online Recruitment; Aplicativos de Cloud computing

















