Publicação em Diário da República: Aviso nº 3681/2017 - 07/04/2017
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 60161.
Docente(s)
            - Sandra Sofia Antunes Pereira Barata  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Terminada a UC, os alunos devem: 
O1-Desenvolver competências de compreensão e de expressão escrita e oral;
O2-Produzir textos segundo técnicas e modelos diversificados; 
O3-Adquirir métodos e técnicas de pesquisa
O4-Reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação; 
Programa
          C1. A Língua e a Comunicação: 
1.1 As estruturas comunicacionais; 
1.2 Linguagem, Língua, Fala e Discurso;
1.3 Variação Linguística
1.4.Código verbal e código escrito; 
C2. A gramática na comunicação (sintaxe frásica)
2.1. A frase e a oração
2.2. Constituintes da oração
2.3. Frase complexa 
C3. A Semântica
3.1. Relações entre as palavras
3.2. Significação lexical
3.3. Fontes de enriquecimento lexical
C4.Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escrita:  
4.1 Texto utilitário;  
4.2 Texto argumentativo; 
4.3 Texto explicativo-descritivo; 
4.4 Texto informativo; 
4.5.Coesão e Coerência textual
C5. Metodologia de Projeto: 
5.1 Noções metodológicas, estruturais e de correção linguística para a elaboração de um trabalho científico; 
5.2 Técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação; 
5.3 Produção de fichas de leitura; 
5.4 Resumo, síntese e relatório; 
5.5 Elaboração de referências bibliográficas
C6. Pragmática Linguística
6.1.Dimensão interlocutiva da linguagem
6.1.1.O que é dito o que é comunicado
6.1.2.Princípio de cooperação e máximas conversacionais
6.1.3.Teoria dos Atos de Fala 
6.2.Práticas de compreensão e expressão oral: 
6.2.1 Entrevista; 
6.2.2 Colóquio/Debate; 
6.2.3 Leituras interpretativas; 
6.2.4 Apresentação oral;
Metodologia de avaliação
          M1 aulas expositivas; M2 aulas práticas; Frequência (70%) + Trabalho escrito e apresentação oral (30%)
Bibliografia
          - Cunha, C.  e CINTRA, L. (2013). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa:  Sá da Costa
- Estrela, E.  e Leitão, M.  e Soares, M. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. Lisboa:  Dom Quixote
- Leite, S.  e Tavares, S. (2015). Pares difíceis da Língua Portuguesa. Lisboa:  Planeta editora
- MATEUS, M. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa:  Editorial Caminho
Método de Ensino
          M1- Aulas expositivas
M2- Aulas práticas com a realização de exercícios de aplicação prática (fichas de trabalho, trabalhos de grupo, pesquisa, produção de texto, apresentação oral)
Software utilizado nas aulas
          Powerpoint e Moodle

















