Publicação em Diário da República: Aviso nº 3379/2018 de 14/03/2018
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP , Cód. 619312.
Docente(s)
            - Luis Filipe Rocha de Almeida  (2)
- Ana Paula Gerardo Machado  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Dotar os estudantes de conhecimentos relativos à função qualidade que permitam a otimização de recursos e a implementação de procedimentos   para o controlo e para a  implementação de ações corretivas e preventivas. A  melhoria contínua é  também um conceito transmitido aos estudantes.
Programa
          1-Conceitos básicos sobre qualidade
2-Princípios de gestão da qualidade
3-A função qualidade e a forma de a desenvolver. Fatores associados à função qualidade.
4-Custos da não qualidade
5-Equipamentos de medição: seleção e calibração de equipamentos.
6-Procedimentos para controlo da qualidade
7-Sistema Português de Qualidade
8-Normalização e homologação
8.1 Sistemas de gestão da qualidade
8.2 Sistemas de gestão integrados (qualidade, segurança e ambiente)
8.3 Ensaios de materiais
8.4 Produtos da construção
9- Controlo da qualidade na construção
9.1  Na fase de projeto
9.1.1 Identificação e legendagem de documentos; 
9.1.2 Solicitação do cliente; 
9.1.3 Dados de entrada; 
9.1.4 Opções de projeto; 
9.1.5 Peças desenhadas e peças escritas; 
9.1.6 Compatibilidade entre as diferentes peças de projeto
9.2 Na fase de execução
9.2.1 Documentação de obra
9.2.2 Plano de estaleiro
9.2.3 Plano de trabalho
9.2.4 Receção de equipamentos
9.2.5 Receção  e armazenamento de materiais e produtos
9.2.6 Controlo na execução
10- Planos de inspeção e ensaios
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: realização de trabalho obrigatório em aula (50%) e provas escritas (50%). Para aprovação é necessário obter um total de 9,5 em 20.
Bibliografia
          - Duret, D.  e Pillet, M. (2009). Qualidade na produção - da ISO 9000 aos seis sigma. Os métodos e as ferramentas indispensáveis à implementação de um sistema da qualidade.. -:  Lidel
- ISO, .. Normas e Guias Interpretativos. :  
- Lopes, A.  e Capricho, L. (2007). Manual de Gestão da Qualidade. (Vol. 1). .:  Edicões RH
- Saraiva, M.  e Teixeira, A. (2009). A Qualidade numa perspetiva multi e interdisciplinar. (Vol. .). .:  Sílabo
Método de Ensino
          Aulas teóricas do tipo expositivo e interativo com exemplos de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















