Publicação em Diário da República: Aviso n.º 2033/2018 - 14/02/2018
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 PL , Cód. 60299.
Docente(s)
- Carla Maria Freitas dos Santos Joaquim (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicavél
Objetivos
1.Compreender a importância da contabilidade como sistemas de informação de gestão.
2.Conhecer e aplicar o SNC;
3.Saber o processo de registo pelo método das partidas dobradas;
4.Conhecer o processo de registo contabilístico;
5.Meios líquidos Financeiros, Inventários e Ativos Biológicos
Programa
I. Considerações gerais:
1. História da contabilidade e a evolução e o papel da contabilidade como instrumento de gestão;
2. Conceitos fundamentais da contabilidade: Património e seus elementos constitutivos;
3. Factos patrimoniais;
4. Equação fundamental de contabilidade;
5. A noção, classificação e caracterização das contas;
6. Métodos de registo contabilístico;
7. Lançamentos e suas espécies.
II. Estrutura Conceptual
1. Objetivos das demonstrações financeiras (DF);
2. Pressupostos subjacentes à elaboração das DF;
3. A definição, o reconhecimento e a mensuração dos elementos das DF;
4. Os conceitos de capital e de manutenção de capital;
5. Estrutura e conteúdo das DF (NCRF 1);
6. Apresentação e classificação de elementos nas DF;
7. O Balanço e Demonstração dos Resultados;
8. O Anexo.
III. Breve análise da normalização contabilística em Portugal
IV. Estudo das Contas
1. Classe 1 - Meios financeiros líquidos (NCRF 2 e NCRF 27);
2. Classe 3 - Inventários (NCRF 18):Sistemas de Inventários (Permanente e Intermitente).
Metodologia de avaliação
Av. Contínua: 1º teste com ponderação de 40 % e um 2º teste com 60 %. Av. por Exame: Prova escrita. Os alunos serão aprovados com nota superior a 9,5 valores., os alunos com nota superior a 17, têm que realizar uma prova oral, caso contrário terão 17
Bibliografia
Método de Ensino
As aulas decorrem tendo por base o método expositivo e demonstrativo, com recurso à projeção de diapositivos. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica através da resolução de casos práticos semelhantes às situações que irão encontrar
Software utilizado nas aulas