IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2016/17

Contabilidade e Gestão

Atelier de Inovação e Empreendedorismo

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 2033/2018 - 14/02/2018

2 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 S , Cód. 60296.

Docente(s)
- José Manuel Barros Pinheiro Nogueira (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
Desenvolvimento da ideia e aplicação no mercado. Identificar oportunidades e ameaças. Compreender a importância do plano de negócios para a avaliação da ideia de negócio. Identificar os instrumentos de financiamento ao empreendedorismo. Elaborar um plano de negócios e testar a ideia de negócio.

Programa
1 INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
2 O EMPREENDEDOR
3 O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES
4 O PLANO DE NEGÓCIOS
5 ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
6 O PLANO DE MARKETING DA NOVA EMPRESA
7 A FORMA JURÍDICA DA NOVA EMPRESA
8 ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DA NOVA EMPRESA
9 ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO (breve Introdução)

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: Trabalho individual ou em grupo a ser apresentado, defendido em sala de aula. Tema a definir pelo docente(90%);Participação nas aulas: assiduidade, pontualidade e qualidade das intervenções (10%).

Bibliografia
- DE BONO, E. (2012). CREATIVIDAD. (Vol. 1). ESPANHA: PAIDOS
- MARINA, E. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. . (Vol. 1). ESPANHA: ARIEL
- PIGUER, Y. (2011). Criar Modelos de Negocio. (Vol. 1). LISBOA: D. QUIXOTE
- TAYLOR, R. (2014). Creativity at Work.. (Vol. 1). (Vol. 1). London: Kogan Page

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas:
A) Método expositivo, utilizando audiovisuais;
B) Método participativo, com recurso à discussão de questões;
C) Apresentação do caso.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado