Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 624012.
Docente(s)
- Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e Silva (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
No final do curso os alunos devem ser capazes de modelar um cenário com baixo teor de polígonos para videojogos, criar diversos tipos de texturas e shaders complexos e fazer iluminação avançada.
Programa
1 - Modelação avançada
1.1 Modelação de um cenário em 3D
1.2 Adaptação dos objetos 3D para jogos (lowpoly)
1.3 Criação de UV's (coordenadas de mapeamento)
2 - Texturas
2.1 Criação de Texturas (diffuse, specular, bump, opacity, displacement)
2.2 Shaders complexos
3 - Iluminação avançada
3.1 Diferentes tipos de luzes
3.2 Colocação e ajuste de luzes
3.3 Controle de exposição fotográfica
3.4 Controle de cor e refletância
3.5 Iluminação a partir de objetos
3.6 Atenuação
3.7 Iluminação direta e indireta
3.8 Refinamento de iterações
3.9 Filtros
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Assiduidade dos alunos (5%), tarefas propostas em aula (25%), projeto final (70%).
Avaliação Periódica
Tarefas propostas em aula (30%), projeto final (70%).
Avaliação Final
Projeto final (100%).
Bibliografia
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. Estados Unidos: Focal Press
- Demers, O. (2002). Digital Texturing and Painting. Estados Unidos: New Riders
- Derakhshani, R. e Derakhshani, D. (2013). Autodesk 3ds Max 2014 Essentials. Indiana: Wiley
- Ratner, P. (2003). 3-D Human Modeling and Animation. Estados Unidos: Wiley
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Autodesk 3Ds Max, Adobe Photoshop.