2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 10,0 T + 5,0 TP , Cód. 201438.
Docente(s)
            - Alexandra Águeda de Figueiredo  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre a origem e evolução do Homem, quais as principais  etapas da pré-história, desde as primeiras comunidades humanas à idade dos metais. Dar a conhecer aos alunos a importância da pré-história europeia para a evolução das mentalidades, a partir do século XIX.
Programa
          1  As sociedades de caçadores-recoletores 
As industrias do Paleolítico 
O plistocénico peninsular 
As primeiras comunidades humanas em território Peninsular 
As principais estações paleolíticas e mesolíticas da P.I. 
2 - As primeiras sociedades produtoras. 
Domesticação e a agricultura;  
Sistemas sociais e económicos  
Sedentarização;  
Novas tecnologias, materiais e indústrias;  
Percepção de paisagem e território;  
Tipos de estações;  
Comportamentos rituais e praxis. 
3  O fenómeno do megalitismo 
Monumentos, crenças e rituais: tipologias e deposições 
Análise dos processos mentais de culto; 
4 - As primeiras sociedades metalúrgicas. 
Hierarquias;  
Itens de prestígio;  
Conceito de propriedade;  
Materiais, influências culturais e ideológicas na Europa;  
5  A idade do cobre, bronze e ferro. 
Metodologia de avaliação
          A avaliação será realizada pela apresentação de um trabalho (formato artigo)-(45%). 
A avaliação contabilizará ainda a participação nas aulas e assiduidade (10%) e a realização de um teste (45 %).
Bibliografia
          
Método de Ensino
          Ensino à distância com apresentação dos conteúdos de forma expositiva e aplicação de metodologias pedagógicas ativas, nomeadamante de discussão de dados e ideias, preenchimento de questionários, revisões de matéria com questionários diretos, etc.
Software utilizado nas aulas
          Elearning; Plataforma à distância BBB; Powerpoints, office Word,  e outros que se considere necessário ao bom funcionamento das aulas.

















