6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP , Cód. 201424.
Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Caracterizar a intervenção arqueológica e a sua aplicabilidade.
Descrever o processo de preparação de uma intervenção arqueológica Terrestre e Subaquática.
Identificar e aplicar as diversas metodologias de intervenção arqueológica no campo, ao nível dos processos e estratégias.
Programa
1. Introdução a alguns conceitos
2. Métodos e Técnicas em Arqueologia Terrestre
Sítios e vestígios arqueológicos.
Processos de formação e caracterização de jazidas.
Níveis de escavação: Salvamento, investigação, Preservação.
Tipos de escavações. Escavações e sondagens.
Metodologia da escavação arqueológica: Perspectiva histórica. Métodos clássicos de escavação arqueológica.
Identificação de estruturas arqueológicas e sequências estratigráficas.
Métodos modernos de escavação arqueológica.
O "método Wheeler". Perspectiva histórica e princípios gerais.
O "método Gourhan. Perspectiva histórica e princípios gerais.
O "método Harris". Perspectiva histórica e princípios gerais.
O registo documental durante a escavação arqueológica: diferentes tipos e técnicas de registo.
Recolha de espólio arqueológico e salvaguarda.
3. Métodos e Técnicas em Arqueologia Subaquática:
A arqueologia subaquática: conceitos
A relação do homem com o mar. A conquista do mundo submerso.
O património arqueológico subaquático
Os diferentes tipos de estações arqueológicas subaquáticas.
Métodos e técnicas: A prospeção e a escavação
A preservação dos vestígios legislação
Metodologia de avaliação
Teste teórico - 100%
Bibliografia
Método de Ensino
Ensino à distância com apresentação dos conteúdos de forma expositiva e aplicação de metodologias pedagógicas ativas, nomeadamante de discussão de dados e ideias, preenchimento de questionários, revisões de matéria com questionários diretos, etc.
Software utilizado nas aulas
Elearning; Plataforma à distância BBB; Powerpoints, office Word, solftware de edição de imagens e tratamento fotográfico, realização de matrizes e outros que se considere necessário ao bom funcionamento das aulas.