Publicação em Diário da República: Despacho nº 10765/2011 - 30/08/2011
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,60 T + 30,0 TP , Cód. 300126.
Docente(s)
            
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Os alunos devem adquirir competências para: identificar oportunidades de desenvolvimento de novos produtos e de novos processos; interpretar, usar e propor patentes; participar no licenciamento de novos processos ou indústrias; conceber metodologias que promovam a inovação.
Programa
          1. Introdução ao desenvolvimento de produtos e processos; 2. Etapas de desenvolvimento do produto; 3. Etapas de conceção e desenvolvimento do processo de fabrico; 4. Tecnologias de informação e redes de investigação; 5. Propriedade intelectual e industrial; 6. Implementação de unidades industriais; 7. Tendências de inovação.
Metodologia de avaliação
          Componente prática com um peso de 40%, na forma de um trabalho de grupo. Componente teórica via um teste escrito, com o peso de 60%. Requerida nota mínima de 10 valores em cada componente para se obter a aprovação.
Bibliografia
          - ., .. (2005). Guia do Empreendedorismo. .:  Edições SEDES
- Biegler, L.  e Grossmann, I.  e Westerberg, A. (1997). Systematic Methods of Chemical Process Design. .:  Prentice-Hall
- Peters, M.  e Timmerhaus, K.  e West, R. (2003). Plant Design and Economics for Chemical Engineers. .:  McGraw-Hill
- Pires, A. (1999). Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos. .:  Edições Sílabo
Método de Ensino
          Aulas teóricas expositivas e com discussão de casos de exemplo. Aulas teórico-práticas dedicadas ao desenvolvimento de ideias e exploração dos meios de pesquisa de patentes  e de bases de dados de repositório de projetos e atividades de inovação.
Software utilizado nas aulas
          Navegador de internet.

















