Publicação em Diário da República: Despacho nº 11549/2014 - 15/09/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP , Cód. 300610.
Docente(s)
            - Jorge Morarji dos Remédios Dias Mascarenhas  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Reabilitação urbana de acordo com os objetivos da Europa 2020 para as cidades (maior inclusividade, sustentabilidade e atratividade (competitiva) ). Procura capacitar para identificar as várias deficiências de uma zona urbana, propor soluções para tornar mais atrativa ao investimento, gerar empregos
Programa
          Introdução 
 Programa da disciplina, funcionamento das aulas, processo de avaliação, bibliografia, material necessário 
I-Metodologia e critérios de intervenção 
Vantagens da regeneração e recuperação urbana 
II-Fichas de diagnóstico e intervenção 
III-Perceber as cidades 
Génese e desenvolvimento das áreas urbanas 
Funções das cidades mediterrânicas  
Cidades do interior e cidades do litoral 
IV-Identificar conflitos e riscos
Causas da desindustrialização das cidades 
Impactos da globalização sobre as cidades 
Deterioração física e ineficiências 
Riscos naturais e antropicos
V-A cidade como instrumento de competividade económica
Medidas para tornar o meio urbano mais competitivo 
Atração e concentração de talentos 
Cidades criativas europeias 
Aumentar a coesão social 
Estimular a economia urbana 
Melhorar a oferta turística 
VI-Tornar o meio urbano mais atrativo e sustentável (eco eficiente)
Estratégias para melhorar a atratividade dos espaços urbanos 
  Modernizar as infraestruturas  
 Incentivar a mobilidade suave  
 Gerir o tráfego e estacionamento 
 Produção e consumo de energia 
 Construção e reabilitação sustentáveis 
VII-Melhorar a qualidade de vida
 Aumentar a responsabilidade ambiental 
 Ecossistemas e biodiversidade 
 Serviços prestados pela natureza gratuitamente 
 Poluição do ar e poluição luminosa 
 Poluição e tratamento da água 
 Tratamento de resíduos 
 Aumentar as zonas verdes 
 Aumentar a biodiversidade 
 Margens do rio, encostas, frentes de sapal, matas urbanas, etc 
 Conflitos com o ambiente 
VIII-Melhorar a inclusividade
Perceber as novas alterações socio-demograficas
Aumentar a coesão social
Contrariar o desemprego de longa duração
IX-Dinamizar a região envolvente
Valorizar o mundo rural
Melhorar a ligação com a cidade 
IX-Sustentabilidade para o sucesso. 
 Antecipar o futuro 
 Smarth growth 
 Cada construção tem um sistema envolvente 
 Revitalização do comércio tradicional 
 Melhorias das condições ambientais 
 Smarth City 
 
Metodologia de avaliação
          Constituído por 10 fichas sobre diferentes temas 
Serão relevados a observação e espírito crítico 
Cada ficha terá uma cotação de 0 a 20 valores
A nota final será media das fichas
Nas épocas de exame serão pedidas as fichas
Bibliografia
          - Carapeto, C. (2004). FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA. Lisboa:  Ed. Universidade Aberta
- Enger, E. (2008). ENVIROMENTAL SCIENCE, STUDY OF INTERRELATIONSHIPS. Boston:  McGraw-Hill
- McKinney, M. (2003). ENVIROMENTAL SCIENCE, SYSTEMS AND SOLUTIONS. London:  Jones and Bartlett
- Miller, G. (2006). ENVIROMENTAL SCIENCE, WORKING WITH THE EARTH. Victoria 2006:  Thomson
Método de Ensino
          As aulas teóricas são lecionadas com recurso a inúmeras ilustrações executadas expressamente para o efeito sobre o que de melhor se faz na Europa
Para que os conteúdos teóricos tenham uma ligação prática, as matérias lecionadas são aplicadas ao centr
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável

















