3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 5,0 OT + 5,0 O , Cód. 30165.
Docente(s)
            
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Dotar os alunos de conceitos fundamentais sobre o processo de formação de uma empresa e das suas
obrigações perante o estado;
Desenvolver e aprofundar o processo de análise com vista à elaboração de um plano de negócios para uma
nova empresa de base tecnológica;
Desenvolver técnicas de apresentação
Programa
          Conceitos de empreendedorismo; Processo empreendedor; Metodologias para a escolha do projecto;
Elaboração de um Plano de Negócios; Financiamento do projecto; Como criar a sua empresa; O início de
actividade; Sucesso / insucesso empresarial.
Metodologia de avaliação
          	Avaliação coletiva: Elaboração de um plano de negócios de uma empresa  trabalho de grupo- (70% da nota global da disciplina).
	Avaliação individual: Apresentação e discussão (30% da nota global da disciplina). 
Nota mín. para aprovação 10 val.
Bibliografia
          - Idis, R.  e Welter, F. (2008). Innovation and Entrepreneurship  Successful Start-ups and Businesses Emerging Economies. London:  Edgar Elgar Publishing
Método de Ensino
          Ao longo da disciplina é realizada a validação da oportunidade de negócio, a organização interna da empresa e o
plano de negócios (em grupos de até 4 alunos)
A operacionalização das sessões será levada a cabo de acordo com o planeamento das sessões
Software utilizado nas aulas
          Word e Excel

















