Publicação em Diário da República: Despacho nº 9786/2014 de 29/07/2014
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 21,0 T + 24,0 TP , Cód. 36412.
Docente(s)
            - José Luís Sousa Soares de Oliveira Braga  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          No final do curso os alunos devem ser capazes de elaborar o plano de marketing de um produto de turismo cultural, quer através da análise de estudos de caso quer através do desenvolvimento de novos produtos.
Programa
          Conteúdos da Unidade curricular:  
 
1. Introdução ao marketing turístico; 
2. Comportamento do consumidor e segmentação de mercados turísticos 
3. Desenvolvimento do Marketing-Mix para o turismo; 
4. Comunicar e exercer influencia sobre o consumidor;  
5. As novas tecnologias aplicadas ao marketing turístico; 
6. Caracterização do Plano de Marketing; 
7. O movimento consumerista.
Metodologia de avaliação
          Avaliação através de relatórios de leitura individuais a realizar em todas as sessões e trabalho individual no qual se pretende que o aluno/a desenvolva um produto turístico (70%+30%). 
Exame no caso de não aprovação ou não realização do trabalho. 
Bibliografia
          - Kotler, P.  e Baloglu, S.  e Bowen, J.  e Makens, J. (2016). Marketing for Hospitality and Tourism. London:  Pearson
- Netto, A.  e Ansarah , M. (2015). Produtos turisticos e novos segmentos de mercado: planejamento, criacão e comercializacao. Barueri, Sao Paulo:  Editorial Manole
- Torres, H. (2011).  PME - Plano de Marketing Empresarial . Porto:  Afrontamento
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas nas quais se privilegia a leitura e discussão de textos, casos práticos e documentários. 
Realização de trabalhos individuais apresentados e discutidos na sala de aula. 
Leituras adicionais.
Software utilizado nas aulas
          Powerpoint 2016

















