Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 3380411.
Docente(s)
- Miguel de Barros Serra Cabral de Moncada (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Os alunos deverão tornar-se capazes de entender o Mercado de Arte, conhecer as características teóricas e práticas da peritagem e da avaliação de obras de arte e serem capazes de colaborar numa peritagem e numa avaliação de obras de arte nas temáticas das suas teses de mestrado.
Programa
1ª PARTE I Introdução: a) - Noções gerais; b) Definições; II Mercado de Arte: Noções gerais - 1 Bens; 2 Agentes; 3 - «Locais»; 4 Legislação; III Peritagem: a) Perito; b) Actividade de peritar; c) Relatório de peritagem; IV Avaliação de bens: 1 Factor principal de valorização dos bens; 2 Factores secundários de valorização dos bens.
2ª PARTE Conceitos básicos de peritagem e de avaliação nas áreas artísticas da: a) Pintura; b) Escultura; c) Ourivesaria; d) Mobiliário; e) Cerâmica; f) Documentos gráficos; etc. Será convidado um perito de arte para transmitir a sua experiência.
Metodologia de avaliação
A avaliação é efectuada através de um trabalho escrito com 10 a 15 páginas de texto e sua respectiva apresentação e discussão. É aprovado quem tiver classificação final mínima de dez (10) valores.
Bibliografia
- AA. , D. (2004). Marché de lArt, lExpert dans tous ses états Actes du colloque. Paris: Université Paris-Dauphine
- BOLL, D. (2011). Art for Sale A Candid View of the Art Market. Ostfildern: Hatje Cantz Verlag
- MELO, A. (2012). Sistema da Arte Contemporânea. Lisboa: Documenta
- MONCADA, M. (0). Mercado de Arte. Acedido em 3 de março de 2017 em -
Método de Ensino
As matérias da cadeira são apresentadas aos alunos sistematicamente e são acompanhadas por diversos textos. Uma aula contará com a presença de um perito de arte convidado.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável