Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11262/2016 - 19/09/2016
8 ECTS; 1º Ano, Anual, 20,0 T + 12,0 PL + 20,0 TP + 4,0 S + 32,0 OT + 10,0 O , Cód. 39321.
Docente(s)
- José Manuel Lopes Farinha (2)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (2)
- Luís António Antunes Francisco (2)
- Jorge Manuel Marques Simões (2)
- Olinda Maria dos Santos Sequeira (2)
- Eduardo Fontão MontAlverne Brou (2)
- Amândio Francisco Caridade Silva (2)
- Pedro Augusto Santana Figueiredo (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Explicar e utilizar instrumentos de: 1. Empreendedorismo, gestão estratégica e planeamento. 2. Projetos de investimento e financiamento. 3. Gestão financeira de curto prazo. 4. Informação e controlo de gestão. 5. Marketing, e-commerce. 6. Gestão comercial. 7. Inovação. 8. Internacionalização.
Programa
a)Empreendedorismo, Gestão Estratégica e Planeamento
b)Contabilidade Financeira e de Gestão
c)Análise Financeira e Cálculo Financeiro
d)Projetos de Investimento e Financiamento
e)Gestão Financeira de Curto Prazo
f)Sistemas de Controlo e de Apoio à Decisão
g)Marketing Relacional
h)Técnicas de Captação e Fidelização (CRM)
i)Digital Marketing
j)Marketing Global e Gestão da Rede Comercial de Vendas
k)Digital Business e Processo de Inovação
l)Internacionalização de Empresas
Metodologia de avaliação
O método de avaliação consiste na realização de provas escritas e na realização de trabalhos práticos, a repartir pelos diversos conteúdos programáticos e atendendo aos diversos docentes que irão lecionar a unidade curricular.
Bibliografia
- Anthony, R. e Govindarajan, V. (2006). Management Control Systems. Boston, EUA: Mc Graw-Hill /Irwin
- Ghoshal, S. e Quinn, J. e Lampel, J. e Mintzberg, H. (2003). The Strategy Process: Concepts, Contexts, Cases. London, UK: Pearson Education
- Horngren, C. e Datar, S. e Rajan, M. (2012). Cost Accounting - A Managerial Emphasis. Boston, EUA: Prentice Hall
- Kaplan, R. e Norton, D. (1996). The Balanced Scorecard: translating strategy into action. Boston, EUA: Harvard Business School Press
Método de Ensino
Sessões teórico-práticas nas quais são lecionados os conteúdos programáticos previstos, usando-se material de apoio, apresentações "power point", bem como de exercícios práticos de aplicação dos conceitos adquiridos.
Software utilizado nas aulas
SAP ERP, CRM, Cognos/BO/BPC