Publicação em Diário da República: Despacho n.º 13021/2015
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 3,0 OT , Cód. 9932016.
Docente(s)
            - José António Marques de Oliveira e Vieira da Cunha  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Competências informáticas básicas na óptica do utilizador.
Objetivos
          A. Compreender o papel alargado de autoria do editor num projecto fílmico;
B. Compreender o conceito de montagem;
C. Ser capaz de organziar e cumprir um projecto de montagem;
D. Conhecer as bases de operação de um software de edição de vídeo.
Programa
          1. A escrita da montagem ou a autoria do editor;
2. O cinema como narrativa de verdade? A ficção e o documentário;
3. O dispositivo como plataforma de envolvimento do espectador;
4. Os elementos da narrativa e as suas inter-relações;
5. Estrutura de montagem
6. Introdução ao software de edição
7. Organização de projectos
8. Principais ferramentas e técnicas de edição
Metodologia de avaliação
          Frequência:
Teste (35%)
Exercícios práticos (45%)
Assiduidade (10%)
Motivação/Participação (10%)
Exame Época Normal:
Teste (40%)
Exercícios práticos (60%)
Exame Época de Recurso:
Teste (40%)
Exercícios práticos (60%)
Bibliografia
          - Casetti, F. (1996). El Film y su Espectador. Madrid:  Cátedra
- Dancyger, K. (2002). The Technique of Film and Video Editing: history, theory and practice. EUA:  Focal Press
- García, L. (2010). Lenguaje del Cine, Praxis del Cine: una introducción al cinematógrafo. Madrid:  Plaza y Valdés
- Murch, W. (1995). In the Blink of an Eye: A Perspective on Film Editing. California:  Silman-James Press
Método de Ensino
          1. Abordagem expositiva/participativa em torno dos conceitos teóricos;
2. Abordagem expositiva/demonstrativa relativa aos instrumentos de trabalho;
3. Abordagem prática/acompanhamento do desenvolvimento dos projectos.
Software utilizado nas aulas
          Final Cut Pro 7 ou similar.

















