Publicação em Diário da República: Despacho n.º 13021/2015
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP + 1,50 OT , Cód. 9932009.
Docente(s)
            - Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana  (2)
- Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          A- Adquirir uma perspetiva teórica que permita aprofundar conhecimentos sobre o campo social e o da cultura B-  Adquirir a capacidade de construir uma visão própria da sociedade; C- Desenvolver competência para analisar fenómenos sociais atuais recorrendo ao constructo teorético da sociologia
Programa
          1. A Sociologia como forma de consciência - Contextualização histórica e quadro conceptual: 
2. Abordagem geral às narrativas sociológicas fundadoras: os autores clássicos - Marx (Conceitos fundamentais); Durkheim; Weber
3. A sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu:
3.1.Os conceitos: Habitus e Campo;
3.2. os 'sistemas simbólicos' como estruturas estruturantes
3.3 Identidade e representação
3.3.1. a génese do campo artístico;
4. A construção social da realidade (Berger e Luckmann):
4.1 a sociedade como realidade objetiva.
4.2. A sociedade como realidade subjetiva;
5. A Arte, a Sociologia e a Sociedade (Pascale Ancel)
5.1 Sociologia da arte- uma introdução:
questões de metodologia;
5.2. A referência Cinematográfica.
Metodologia de avaliação
          Avaliação continua (cumulativa): Trabalhos de reflexão em contexto de aula (10%)+ 2 Trabalhos ( escritos e exposição oral)(50%)+ prova escrita (40%)
Exame: (prova escrita) 100% 
Bibliografia
          - Ancel, P. (1996). Une Representation sociale du temps. Paris:  L'Harmattan
- Berger, P.  e LUcKmann, T. (2010). A construção social da realidade. Lisboa:  Dinalivro
- Bourdieu, P. (2011). O Poder Simbólico. Lisboa:  Edições 70
- Maigret, E. (2007). Sociologie de la communication et des médias. Paris:  Armand Colin
Método de Ensino
          a)Aulas teóricas com exposição de matérias e orientação de estudo;
 b) aulas teórico-práticas com explicação dos conteúdos ministrados e exercícios de aplicação.
Software utilizado nas aulas
          Powerpoint

















