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Ano Letivo: 2016/17

Informática e Tecnologias Multimédia

Arquitetura de Computadores

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12419/2016 - 14/10/2016

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 81437.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1. Possuir conhecimentos base de sistemas digitais
2. Dominar os conceitos básicos e o funcionamento geral de um computador, a estrutura material que permite a execução de programas.
3. Saber descrever o funcionamento dos elementos básicos de um computador e sua interação.

Programa
1. Bases de Numeração
2. Circuitos analógicos e digitais
3. Funções lógicas e circuitos lógicos
3.1. Manipulação de expressões lógicas
3.2. Portas lógicas básicas e sua realização física
3.3. Codificadores, descodificadores e multiplexadores
3.4. Circuitos aritméticos: somadores e subtratores; multiplicadores e divisores;
4. Arquitetura de um computador: CPU, Bus, controladores;
5. Gestão de Interrupts e Traps, Multitarefa e Multiprocessamento.
6. Estrutura do sistema de I/O. Device Drivers síncronos e assíncronos, DMA.
7. Memória, Registos, Memória Cache, RAM, Discos.
8. Modos de Operação

Metodologia de avaliação
Avaliação periódica - 3 séries de exercícios, com um peso total de 30%, e realização de 2 testes escritos, com um peso total de 70%.
Em época de exame a avaliação é constituída por um teste escrito (exame).

Bibliografia

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas - Exposição dos conceitos teóricos, apresentação de casos práticos e resolução de problemas. Aulas de Práticas-laboratoriais - Realização, sob orientação, de trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Software utilizado nas aulas
Ferramentas de produtividade; plataforma de eLearning.

 

 

 


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